terça-feira, 1 de julho de 2014

Romanos 8.31-39

“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."

No dia 13 deste mês vamos conhecer o campeão da Copa do Mundo de futebol. Durante um mês 32 seleções de vários países disputam um título muito cobiçado. Pelo caminho até a grande final, muitos choraram por causa da derrota. Por outro lado, uma seleção sorriu pela conquista do campeonato e por ter podido levantar o troféu. Este troféu fica com o país campeão durante quatro anos. Depois disso, já com local definido – Rússia – começa a disputa novamente com chances iguais da conquista do troféu para todas as seleções que se classificarão para aquele Mundial. 

Outro campeonato acontece diariamente na vida dos cristãos. O jogo é entre a velha natureza e a nova natureza. A velha natureza, que tem um técnico astuto, deseja sempre a vitória e faz de tudo para derrotar a nossa fé nos levando ao pecado. A nova natureza, que tem o melhor, mais poderoso e mais amoroso técnico, faz de tudo para que possamos vencer. Aliás, Ele foi derrotado quando morreu na cruz, mas virou o jogo e reconquistou a vitória com a sua ressurreição.

Jesus é o vencedor. Ele quer dividir e entregar para cada um de nós o troféu que conquistou. A salvação é o prêmio que o Filho de Deus quer dar para o mundo inteiro. No campeonato da vida cristã não lutamos sozinhos. Jesus é o “jogador” principal, pois com Ele a vitória é certa. Com Jesus não precisamos temer nenhum adversário, nem mesmo o velho homem, que luta contra nós fazendo muitos gols contra. E mais, Jesus não expulsa ninguém. Pelo contrário, Ele quer unir cada vez mais o grupo fazendo de todos uma grande família. 

Em Jesus somos mais que vencedores. A vitória que Ele nos dá não dura apenas quatro anos, mas é para sempre. O troféu que recebemos Dele é permanente e no céu será pleno. Mas, enquanto estivermos aqui, o jogo continua e por isso temos que estar atentos e preparados. Nesse campeonato jogamos e fazemos parte do time de Jesus. Cada perdão que recebemos é uma vitória como um gol que marcamos. Com isso levantamos o troféu da salvação. Fazemos isso para que as pessoas vejam o troféu que realmente importa.

A Copa do Mundo vai terminar. A vida e a vitória com Jesus são para sempre. Nesta vida perdemos e choramos, mas com Jesus vencemos e nos alegramos. Não há vitória real sem Jesus. Com Jesus a vitória nos é dada por graça, misericórdia e compaixão. Em Jesus todos vencem. O troféu é de fato para todos. Amém.
 
Pastor Iderval Strelhow

Nenhum comentário: