domingo, 10 de agosto de 2014

Ser pai é um presente de Deus

          A sensação de ser pai é algo indescritível. Ainda mais a primeira vez. Com a paternidade vem uma imensidão de sentimentos. Vêm as preocupações. Será que conseguirei ser pai? A responsabilidade é grande; vem o medo normal de ser humano. Mas, a maioria esmagadora de sentimentos que vem são todos aqueles que podemos resumir na palavra alegria em ser pai.
           Acredito que pais iniciantes criam em seus corações um sentimento multiplicado de responsabilidade. Pois, temos em nossas mãos um ser humano que deve ser colocado no conjunto de nossas prioridades. A criança totalmente dependente vai precisar o tempo todo dos pais para criar no futuro a sua própria independência. Este caminho deve ser construído com todo o cuidado para que os filhos tenham alegria e gratidão pelos seus pais.
          Fundamentalmente o amor é o sentimento que mais se instala no coração do pai. Primeiro, como não amar um presente de Deus? Segundo, como não amar um ser tão indefeso e que diz com caras e bocas o quanto te ama? Aliás, o amor é o pai da compaixão, da delicadeza, do cuidado, do aconchego e dos seguintes pensamentos: pode confiar em mim; estou aqui para te proteger; pode contar comigo; farei tudo por você. O amor é também o sentimento que, se num instante faz do pai uma pessoa sensível e emocionada, também o faz forte e pronto para tudo. O amor tem o poder de dar ao pai a capacidade de ficar horas, talvez, dias sem dormir, pois o filho precisa dele muito alerta.
          Assim também é, em uma escala infinitamente maior, o amor de Deus, o nosso Pai. No amor de Deus aprendemos que as palavras pai e amor são sinônimos, ou, amor é o predicado do pai. Com Deus aprendemos que o amor de pai não é uma consequência, mas uma virtude, um dom concedido por Ele – o Pai de amor. O perfil perfeito de Pai encontramos em Deus. Nunca conseguiremos ser pais como Ele por causa de nossas imperfeições. Mesmo assim, recebemos do nosso Pai os dons necessários para sermos grandes pais.
           Por isso pais, em primeiro lugar lembrem-se sempre do vosso Pai Celestial. Ele nos deu o privilégio de sermos pais humanos com um único objetivo: amar os filhos Dele, os quais nos confiou por um tempo, como nossos filhos.
Agora, como pai que sou pela graça de Deus, compartilho o seguinte testemunho com todos os pais:

            Um maravilhoso presente recebi do Pai, o Senhor,
            É uma linda criança que já está coberta com o meu amor.
            Ela é a alegria do nosso lar.
            Veio para nos ensinar,
            Que o milagre da vida somente Deus pode realizar,
            E assim com a chegada dos filhos podemos festejar.
            Agora há muito trabalho pela frente:
            Ao batismo sem falta para ter o perdão e a fé, se tornar crente,
            A educação para a vida, diariamente,
            Na Palavra do Senhor o ensino será permanente,
            Para que no céu, onde mora a família maior, a vida será eternamente.

Pastor Iderval Strelhow


Nenhum comentário: