terça-feira, 31 de julho de 2012

Seguindo o modelo ideal

Os humanos são grandes imitadores. É comum buscarmos um modelo ou termos outra pessoa como referência, especialmente quando se trata de profissão, do caráter ou da conduta. Aliás, é verdade também que as crianças buscam modelos, e imitam muito os adultos. Isso até se torna uma preocupação para nós, porque nem sempre somos modelos ideiais.
Seríamos bons exemplos se conseguíssemos viver sem pecado. Ou seja, por nós mesmos, não podemos ser modelo para ninguém. Por isso, o apóstolo Paulo nos dá um conselho especial: “tenham as qualidades que Jesus tem” (Rm 13.14). Paulo está nos ensinando que somente Jesus é o modelo perfeito. Ter as qualidades de Cristo é o ideal, e viver conforme ele nos ensinou é o nosso desafio. Somente com Jesus no coração seremos um exemplo para o próximo.
Quando cremos em Cristo, vencemos a nossa velha natureza que nos conduz ao pecado. Naturalmente temos o desejo de desobedecer à vontade de Deus. Quando isso acontece, damos um mau exemplo. Mas Jesus paga a nossa dívida e nos fortalece para vivermos uma nova vida.
Nós temos o modelo ideal para seguirmos: Jesus. Em tudo ele foi perfeito e, por isso, agradou ao Pai. O Filho de Deus tem inúmeras qualidades que podem ser traduzidas em dois mandamentos: ele amava a Deus acima de tudo e amava os outros como a si mesmo. Tanto que ele morreu por nós. Ou seja, Jesus nos ensinou que o modelo ideal de vida cristã é servir a Deus e ao próximo. E, para isso, temos de sufocar os desejos da natureza humana que é descrente e egoísta.
Jesus e suas qualidades nos são apresentadas em sua Palavra. Nela encontramos todos os verdadeiros ensinamentos para seguirmos o modelo ideal, que é Cristo.

Pastor Iderval Strelhow

Nenhum comentário: