terça-feira, 6 de março de 2012

Então, vire a página...

Nossas vidas são feitas de um constante “virar de páginas”. E a cada virada é certo o que disse o poeta Lulu Santos: “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”. Ah! Como temos percebido essa verdade!

Como leigo ativo em minha congregação, por vezes pensava que talvez Deus pudesse querer mais de mim; mais do que o sentar-se e o ouvir de sua Palavra em cultos, estudos bíblicos e nas ligas. Mas confesso: não foi fácil virar a página da estabilidade familiar, emprego, finanças, enfim aquela página que já estava bem estabelecida com esposa e dois filhos. Fui resistindo. Até que certa vez, em ocasião do Congresso Nacional da LLLB, pelas palavras do Diretor do Seminário Concórdia, Deus estava definitivamente me chamando: “Vende tudo o que tens e segue-me”.

Talvez, eu não quisesse ter de virar aquela página. Talvez, quisesse lutar contra as confissões de minha própria Igreja que, ao primar por decência e ordem obedecendo às vocações dadas por Deus, estabelecem, especialmente em seus artigos V e XIV¹, que algumas páginas precisam ser preenchidas antes de alguém assumir púlpito e altar. Mas pudera pensar assim! Faltava-me a página do conhecimento! Especialmente aquela do ver como Deus atua de forma paciente e longânima, valendo-se das pessoas a nossa volta, bem como de ordem, autoridade e praxes, em seu processo de capacitação.

Na página dos seis anos de Seminário Concórdia, aos poucos, fui percebendo que eu não fui o único a ter de esperar. Verifiquei que os discípulos de Jesus, depois Paulo, Timóteo, Lutero, todos foram preparados antes de assumirem a vocação ao Santo Ministério. E percebi que o processo pode ser, e precisa ser, lento para também ser forte.

Talvez sejam necessários ainda a mim, outros seis, 12, 18 anos, pois logo ali à frente, a partir de 2012, outra página precisará ser virada. Esta, a do teologando, ficará para trás. E uma nova, a do ser pastor, será iniciada.

Não! Eu não me sinto completamente preparado.

Novamente a história se repete... Talvez, eu não queira virar também essa página. Talvez, queira lutar contra o chamado de Deus e ficar na segurança das salas de aula. Aprender mais! Me preparar mais!

Mas nossas vidas são feitas de um constante “virar de páginas”. E agora sei que Deus, por sua graça, amor e misericórdia, continuará, página por página, construindo um ministério fiel. Por isso, nunca é tarde para atender ao seu chamado.

Ele não quis que anjos anunciassem o seu Evangelho. Ele quis que pecadores falassem de perdão. Eu sei, e como sei, que pode ser difícil virar a página da comodidade, abandonar a parentela e vir ao Seminário para ser capacitado ao santo ministério. Mas também sei que em nenhum outro lugar se pode ter páginas tão recheadas de bênçãos de Deus. Páginas marcadas, vividas, não apenas ouvidas. Páginas que a cada virada mostram o seu imenso valor.

Estou convicto de que Deus nos chama em todas as etapas e fases de nossas vidas. Nenhum chamado é tardio!

Talvez você, amigo leigo, tenha em seu coração também essa vontade e certeza: pregar a Palavra e administrar os sacramentos. Então, vire a página! Permita-se confiar em Deus! Venha viver a página do Seminário Concórdia! Essa, lhe garanto, será incomparável!

¹.Confissão de Ausburgo: “Para conseguirmos essa fé, instituiu Deus o ofício da pregação, dando-nos o Evangelho e os sacramentos...(Artigo V)”; “Da ordem eclesiástica se ensina que sem chamado regular ninguém deve publicamente ensinar ou pregar ou administrar os sacramentos na igreja. (Artigo XIV)”

Texto de Ondiekson F.Lenke

Nenhum comentário: