sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Eletricista
Membros que quiserem indicar devem entrar em contato com o Presidente Fabio ou mandar um e-mail para a Diretoria: diretoriasaolucas@gmail.com
domingo, 11 de dezembro de 2011
domingo, 4 de dezembro de 2011
Ata da Assembleia Geral Ordinária 1
Clique aqui para fazer o download da Ata
sábado, 3 de dezembro de 2011
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Reunião da Diretoria 14
A Diretoria está empenhada na aquisição e instalação de um sistema de ar-condicionado, todavia, como se trata de uma aquisição patrimonial de um valor financeiro considerável, foi decidido apresentar o projeto e solicitar a autorização da Assembléia antes de iniciarmos.
Frente ao rompimento de contrato com a empresa terceirizada que fazia a faxina, estamos negociando com outras duas, sendo assim, logo haverá nova empresa prestando serviços na área de limpeza.
A Diretoria aprovou a proposta de presentearmos os dois estudantes que se formarão em dezembro, restituindo a eles o valor das suas respectivas formaturas, além disso, será disponibilizado a cada membro que desejar alcançar algum valor em dinheiro para complementar o presente.
Sobre a questão dos Confirmandos, a Diretoria e seu Pastor estão preocupados com a decisão, mas foi decidido conversar mais sobre o assunto antes de se adotar qualquer postura mais rígida.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
A proibição do crucifixo
O crucifixo (Jesus pregado na cruz) é o principal símbolo para católicos e algumas igrejas protestantes. Lutero era favorável à iconografia, isto é, a mensagem comunicada pelos ícones, ao contrário de seu conterrâneo Carlstad, que liderou um movimento iconoclasta – literalmente “quebrar imagens”. Para Lutero, a igreja não deveria perder a referência dos símbolos litúrgicos nem o exemplo dos cristãos do passado, e por isso não restringiu o uso das imagens, mas sim, rejeitou a função mediadora conferida a elas – só Cristo é o Mediador entre Deus e os seres humanos (1 Timóteo 2.5).
Agora o Cristo crucificado gera ofensa e escândalo (1 Coríntios 1.23) no aspecto político e social. Lembram que o estado é laico, mas esquecem que as pessoas são religiosas e, na prática, religião e política se misturam. Por isto, ao proibirem símbolos cristãos em repartições públicas, terão de abolir o Dia de Finados, o Domingo, o Natal, a Páscoa, o nosso Calendário Gregoriano com a idade de Jesus, derrubar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, e um mundo de coisas construídas sob influência da cultura cristã. E mesmo quando os símbolos da igreja já perderam o sentido e a compreensão popular, creio que restringir a exibição de um símbolo cristão, isto sim, é inconstitucional.
Um juiz federal bem disse ao refletir o aspecto moral: "O crucifixo nas cortes é uma salutar advertência sobre a responsabilidade dos tribunais, sobre os erros judiciários e sobre os riscos de os magistrados atenderem aos poderosos mais do que à Justiça".
Pastor Marcos Schmidt
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
2º Retiro de Casais 2011
Tivemos a presença de 9 casais.
Abaixo você confere um breve resumo do que ocorreu.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Ata de Reunião Extraordinária de Diretoria
Clique aqui para fazer o download da Ata
sábado, 5 de novembro de 2011
Somente pela Escritura. Somente pela Fé. Somente pela Graça.
Somos frutos da Reforma Protestante, por isso, carregamos uma herança que é uma das bases do pensamento de Lutero: Somente pela Escritura; Somente pela Fé; Somente pela Graça. Esse tripé é a sustentação da verdade bíblica de como as pessoas recebem o perdão dos seus pecados e como são salvas. Lutero afirmou isso em uma época em que a igreja ensinava que as pessoas eram salvas mediante suas obras e também pela compra das indulgências. Essa coragem de Lutero devolveu a Igreja a luz da Palavra divina e também colocou novamente Cristo como o centro da vida, não somente da igreja, mas também, dos cristãos.
Através do ensino de Lutero sobre, Somente pela Escritura, pela Fé e pela Graça, temos:
A Escritura: É na Escritura Sagrada que estão registrados os ensinos para uma correta vida cristã. A
Escritura nos fala que Jesus precisa ser o centro de todo o ensino, enfim, de toda a vida dos filhos de Deus. Toda a Escritura Sagrada, como escreveu o apóstolo Paulo a Timóteo e a todos nós, ...“é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2 Tm 3.16). O apóstolo Paulo também nos ensina em 2 Tm 3.15, que as Escrituras Sagradas podem nos dar a sabedoria que leva à salvação, através da fé em Jesus Cristo.
A Fé: A Fé é um presente de Deus que recebemos no Batismo, pelo ouvir do Evangelho e que alimentamos
através da Santa Ceia. A Fé em Cristo nos salva, e também nos faz confiar no perdão. E por ela também temos a certeza que Deus existe e que um dia vamos morar com ele no céu para sempre. É pela nossa Fé em Jesus que somos aceitos por Deus, assim, aprendemos com o apóstolo Paulo em Rm 4.3: “Abraão creu em Deus (teve fé), e por isso Deus o aceitou.” Esta verdade bíblica, Lutero apenas reafirmou.
A Graça: O apóstolo Paulo nos diz em Efésios 2.8, que é pela Graça de Deus que somos salvos, e assim
como a Fé, a Graça é um presente de Deus. A Graça de Deus, é o favor dele por nós, mesmo que não mereçamos. Por isso, cremos que o que temos e somos é pela Graça de Deus. Lutero tirou a imagem de um Deus vingativo e punitivo para nos revelar Deus cheio da Graça.
Essas verdades movimentam a vida da Igreja cristã, e a nossa também. Por isso, é fundamental que reafirmemos a cada dia os ensinos bíblicos da Reforma Protestante.
Além disso, de ter e viver nessas verdades, precisamos torná-las vivas também para aqueles que ainda vivem na escuridão. É preciso anunciar Cristo. Falar dele a todos. Contar a verdade sobre Jesus e o modo certo de as pessoas irem para o céu. Lutero sempre quis que isso acontecesse. E com certeza a sua vontade foi feita. Agora temos esse maravilhoso tesouro nos nossos corações e nas mentes. O que vamos fazer com ele? Guardá-lo? Escondê-lo? Ou dividi-lo?
Nós, os Luteranos, que também somos cristãos, cremos, confessamos e afirmamos à luz da Palavra imutável de Deus, que as pessoas são salvas somente pela fé em Jesus Cristo. Essa é a base da nossa doutrina e é a verdade revelada na Bíblia Sagrada.
Então não vamos perder tempo! Vamos agir imediatamente! Existem muitas pessoas esperando ansiosamente para conhecer o que nós já conhecemos – o significado de Somente pela Escritura – Somente pela Fé – Somente pela Graça. Existem muitas pessoas precisando conhecer a Jesus. E nós podemos acabar com essa espera na vida do próximo. Não esqueçamos: somente Jesus pode salvar e aquecer o coração do pecador. O nosso coração já está aquecido e já temos a certeza da nossa salvação, por isso, temos ânimo, fé e coragem para falar da salvação a muitos. Não vamos deixar para outro dia, vamos falar hoje, agora e sempre de Jesus. Ele é vida, perdão e salvação. E que esta verdade da Reforma seja compartilhada e vivida para sempre. Amém.
Pastor Iderval Strelhow.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Video dos 500 anos da Reforma Luterana
sábado, 22 de outubro de 2011
Reunião Extraordinária
Pauta: Processo Trabalhista envolvendo a Congregação.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 20
Clique aqui para fazer o download da Ata
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Reunião da Diretoria 13
Na reunião foi analisado de forma detalhada a situação financeira da Congregação frente as reformas que estão sendo realizadas. No mês anterior terminamos a reforma da área externa da casa pastoral, da lavanderia, e do telhado da área das churrasqueiras. Também realizamos a pintura interna do templo e iniciamos neste mês a pintura externa da casa pastoral. Há ainda reformas urgentes para serem realizadas que estão orçadas em mais de R$ 6.000,00. Precisamos da ajuda de todos os membros nesta empreitada, seja com a doação de materiais, seja com doação em dinheiro.
Outro assunto debatido foi o ensino e participação dos Confirmandos. A maioria dos Confirmandos já está com cerca de 31% de faltas no curso, sendo que ainda falta mais um ano de curso. É bem provável que deverá ocorrer alteração na carga horária. Além disso, o rendimento dos Confirmandos está aquém do esperado provocando uma atenção e interesse maior por parte da Diretoria que está preocupada com a situação. É necessário que todos os membros reflitam na importância da participação das crianças nos cultos e nas escolas bíblicas, pois o reflexo no futuro pode ser desastroso.
Outro assunto tratado é sobre a redução de interessados na função ministerial. A cada turma vem se reduzindo o número de Pastores, estando muitas Congregações desprovidas de Pastores. Por isso, no dia 30 de outubro, haverá um culto especial dedicado a este assunto, sendo que as ofertas do dia serão destinadas ao Seminário. É interessante que todos participem.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 19
Clique aqui para fazer o download da Ata
terça-feira, 11 de outubro de 2011
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Convite: 15º Festival Missionário
O Festival Missionário é um grande culto promovido anualmente pelo Distrito Vale do Rio Gravataí da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Tem como objetivo principal levar Cristo para Todos. Também busca conscientizar e instrumentalizar os luteranos da missão de Cristo.
O culto deve reunir luteranos de 17 igrejas das cidades de Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Nova Santa Rita e zona norte de Porto Alegre.
Será no ginásio da ULBRA em Gravataí, dia 25 de setembro, domingo. A programação deve iniciar às 9:15 apresentação musical. Às 10:00, inicia o culto que terá como pregador o diretor da ULBRA em Gravataí, pastor Orlando Konrad.
A música terá destaque especial neste Festival Missionário. Participarão os grupos musicais da São João: bandas Divina Essência e Ebenézer, coral misto e grupo de violões. Também teremos o grande coral do DIGRA e o coral de pastores.
Convocamos a todos os participantes do Festival Missionário a participarem da ação social do Distrito. Pedimos a doação de 1kg de alimento não-perecível por família. Também teremos o estacionamento solidário, onde sugerimos 1kg de alimento não-perecível ou R$ 3,00. Todos os alimentos e valores arrecadados serão doados a instituições de caridade.
A ULBRA Gravataí fica na Avenida Itacolomi, 3600. Clique aqui e veja o mapa do local.
Obs.: Neste dia não teremos culto na nossa congregação, mas nos reuniremos na São Lucas às 9:00 para oferecer carona a quem quiser ir, com saída às 9:20 em comboio.
Quem não puder ir em Gravataí pode procurar outra congregação para participar do culto, mas NÃO DEIXE DE IR AO CULTO!
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Deus contra a parede
“Como pode Deus permitir isso?” Uma pergunta que faz sentido quando se crê que tudo está sob o comando divino. Mas extremamente difícil de entender se o amor de Deus também é objeto de fé. Tragédias como esta em Realengo, junto com os dramas globais e diários destacados nos jornais, além dos próprios sofrimentos, provocam divórcio entre o amor e o poder do alto. Processo que se transforma em conflito espiritual na vida de qualquer criatura com alma e corpo. E que, se não for devidamente tratado, fabrica uma mente doentia – que num desatino, invoca Deus para puxar o gatilho e matar.
Se a desculpa é o bullying, vale lembrar que ninguém escapa de humilhações na escola da vida. Sistematicamente somos agredidos, intimidados, perseguidos, por problemas, doenças, luto, dor, tragédias, sofrimento. O desafio é não revidar, nem contra Deus, nem contra o próximo.
No entanto, não consigo imaginar um pai, uma mãe que perde a filha com um tiro na cabeça, conformar-se. Nem as melhores amigas de Jesus aceitaram: “Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido” (João 11.21). Nem Jesus, na extrema agonia da cruz, ficou calado: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”. Calar-se é não questionar. E quando não há perguntas, não há respostas. A indignação é a primeira atitude na luta da fé.
E assim, neste “Como pode Deus permitir isso?” surgem algumas certezas, a partir das Sagradas Escrituras. Que nosso entendimento do divino é limitado: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” (Romanos 11.34). Que desabafar é melhor do que reprimir o sofrimento. Exemplos bíblicos não faltam – Jeremias e Jó, por exemplo. Outro resultado é a mundana idéia de justiça. Paulo já disse que a cruz é loucura para os que estão se perdendo (1 Coríntios 1.18). Mas, o maior resultado neste “Deus contra a parede” é que “os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. E essa esperança não nos deixa decepcionados” (Romanos 5.3-5).
Então, contra a parede, Deus nos abre uma porta. Jesus.
Rev. Marcos Schmidt
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Encontro de Casais com noite da pizza
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Super-herói
Originários das revistas em quadrinhos, os super-heróis impressionam com seus poderes, que ganharam em mutações, acidentes, experiências ou até de deuses da mitologia. Mas esses seres poderosos também mostram fraquezas bem humanas: a raiva, a sede de vingança, as paixões não realizadas, o orgulho ou até alguma substância à qual tenham “alergia”, que lhes faça passar mal.
Há especialistas que afirmam que nós gostamos de vê-los porque nos animam com a idéia de superar nossos próprios obstáculos. Também dizem que eles nos seduzem com sua beleza e poder. E há quem critique as histórias dizendo que elas defendem o modelo de vida e de sociedade dominante. Qualquer que seja a explicação, o fato é que ver estes filmes é uma gostosa fantasia.
Pena que, na vida real, a gente não tem toda hora um herói para nos salvar... ou será que tem?
Em uma proporção bem maior e mais duradoura, temos um grande herói. Ele já nos salvou. Ele acompanha toda a nossa vida. Ele nos anima diante dos problemas que temos em todo o tempo, e não só nas poucas horas em que dura um filme. Esse herói “mais-do-que-super” não tinha nenhuma fraqueza, mas assumiu as nossas. É o herói Jesus! Ele não precisa de capa e roupas coloridas, nem de efeitos especiais para nos impressionar. Também não precisa esconder sua verdadeira identidade. Já se mostrou à humanidade uma vez por todas, em uma vida de humildade, usando seu poder no tempo certo. Hoje e para sempre, ainda continua a mostrar o seu amor.
A gente curte e se diverte no cinema e nos gibis com as histórias dos super-heróis. Mas pode viver uma aventura muito maior, a da vida, com o Herói de verdade.
Pastor Herivelton Regiani
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
A nação do povo de Deus é feliz
No mês de setembro dois acontecimentos importantes alegram o Brasil e o estado do Rio Grande do Sul. No dia 7 lembramos a Independência do Brasil, já no dia 20 lembramos o Dia do Gaúcho, no qual é lembrado especialmente a Revolução Farroupilha. Nestes dias muitas histórias são lembradas e contadas. Nestes dias o nosso patriotismo cresce e temos a oportunidade de refletirmos o quanto o Brasil e o estado do Rio Grande do Sul são fortes e abastados com todas as riquezas naturais. Aliás, o Brasil vive um momento muito especial em todos os sentidos, e apesar de tantas barbaridades que vemos, mesmo assim o mundo está voltando seus olhares para o nosso país. Já somos o país do presente e com certeza seremos também o do futuro. É por isso que precisamos lembrar da história com muita gratidão àqueles que fizeram a sua parte no processo de colonização e organização de nosso país e estados, e precisamos trabalhar para que muitos frutos ainda apareçam.
É claro que lembrar do passado e olhar para o futuro somente faz sentido quando temos a consciência de que tudo o que temos e somos é obra de Deus. Ele é a base e o alicerce de tudo. Deus está no controle de tudo, e apesar dos pecados dos seres humanos, continua regendo o mundo e as pessoas para que, mesmo em meio aos problemas sociais, pobreza, desemprego, discriminação, falta de educação, saúde, segurança, etc., possamos ter uma vida decente e feliz. É certo que aqui não chegaremos nem no que é ideal, muito menos na perfeição. A alegria da vida plena somente teremos no céu. Mesmo assim não podemos negar, pelo contrário temos que testemunhar, que Deus nunca deixou de nos socorrer e de providenciar o necessário para a nossa sobrevivência. E em muitos momentos ainda, com bênçãos excedentes para serem ofertadas ao nosso próximo.
Por tudo isso, concordamos com o salmista quando disse que feliz é a nação que tem o Senhor como o seu Deus. E também é feliz o povo que Deus escolheu para ser dele. Diante dessa verdade precisamos agradecer e louvar porque nós temos o Senhor como o nosso Deus e porque Deus nos escolheu em Cristo Jesus. Essa graça de Deus nos deu uma identidade. Se por um lado somos gaúchos e brasileiros, acima disso somos cristãos pela fé, e por isso, filhos adotados de Deus. A pátria na qual vivemos e defendemos não pode ser comparada com a pátria que herdamos que é perfeita e eterna na qual todos os cristãos estarão um dia. A pátria Brasil um dia acabará. A pátria do céu é eterna. São valores distintos que precisam ser levados em conta. Por mais que amemos nosso estado e país, nada se compara ao céu. Pátria terrena é um lugar de passagem no qual somos estrangeiros. Pátria celeste é lugar de parada eterna no qual somos cidadãos e súditos do Rei Jesus.
Neste mês no qual nos alegramos com a nossa pátria, com a nossa querência, não vamos nos esquecer da casa do Pai, da Pátria celestial. Vamos lembrar que Deus, em seu amor, nos deu a vida para sermos cidadãos desse mundo, e nos comprou com o sangue de seu Filho para sermos cidadãos do céu. Que a nossa alegria possa ser tanta que tenhamos coragem de falar sobre isso com todas as pessoas. Assim como cantamos com entusiasmo o Hino Nacional e o Hino do Rio Grande do Sul, cantemos com gratidão um hino de louvor a Deus pois Ele nos escolheu para sermos o seu povo. Por isso, vamos continuar orando pelo Brasil, seus estados, municípios e pelos nossos governantes. E não podemos nos esquecer que a dependência de Deus sempre é boa. Felizes somos todos nós que temos o Deus verdadeiro ao nosso lado.
Leia também em sua bíblia: Sl 33; Sl 144; Cl 3.1-4; Ap 21 e 22.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 18
domingo, 7 de agosto de 2011
sábado, 30 de julho de 2011
terça-feira, 5 de julho de 2011
Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 17
Clique aqui para fazer o download da Ata
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Dono do meu coração
Caso queira ter esse video basta clicar no link abaixo.
Clique aqui para download do video
Caso queira publicar e/ou divulgar esse vídeo copie o link abaixo:
sábado, 25 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
Siahamba
Um inspirado e alegre registro em Zulu do Coral da São Lucas cantando “Siahamba”, no culto de Pentecostes, dia 12 de junho.
Caso queira ter esse video basta clicar no link abaixo.
Clique aqui para download do video
Caso queira publicar e/ou divulgar esse vídeo copie o link abaixo:
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Réplica da São Lucas
Pastor Iderval explicando que a partir desse domingo, as crianças irão fazer as suas ofertas ali na igrejinha, durante o culto, antes de se dirigirem à Escola Dominical.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 16
quarta-feira, 1 de junho de 2011
O que os outros vão pensar?
Essa frase está muito presente no nosso dia-a-dia, não é? Sem dúvida, a gente não pode desprezar as opiniões dos outros. Podemos, inclusive, aprender com elas. Mas o grande problema é quando tal opinião determina tanto a minha vida que não consigo mais viver de forma autêntica.
Vou colocar determinada blusa, mas... o que os outros vão achar dela? Vou trocar de carro, mas... o que os outros podem pensar disso? Meu filho aprontou de novo... o que será que devem estar pensando de mim? Estou triste e aflito... será que os outros vão pensar que estou em depressão, que perdi a fé?... E assim vamos perdendo a autoestima, a alegria, a espontaneidade, a emoção.
Sabe onde está a raiz desse problema? Está no fato de que ouvimos pouco o que Deus pensa de nós. Notou a diferença? Nem o que eu penso, nem o que os outros pensam; mas o que Deus pensa.
E o que Ele pensa de mim? Duas coisas. Uma boa e a outra, não.
Começo com a ruim. Deus me vê como realmente sou. Não dá para fingir. Não dá para enganar. Hipocrisia não “rola” com Ele. Ele vê meus pensamentos maus, as palavras que profiro que acabam por ferir outros, as atitudes inconvenientes, a falta de amor que reina em meu viver, a miopia e a surdez do meu coração.
Mas há uma notícia boa. E ela consiste no fato de que, mesmo assim, Deus me ama. E amou tanto que deu a maior prova de amor que alguém daria. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por alguém”, disse Jesus. E, por amar assim, Ele está realmente interessado em mim. Ele me quer. Eu sou precioso para Ele, e sei que somente Ele pode me dar o que meu coração deseja.
Experimente essa opinião imparcial: o que Deus pensa de mim? Ou, como lembrava a camiseta de um amigo: “I’m not better. I’m just forgiven” – “Eu não sou melhor. Sou apenas perdoado”.
O que Deus pensa de mim – isso é o mais importante.
Rev.Julio Jandt
Itararé – São Paulo
terça-feira, 31 de maio de 2011
Ata da Assembleia Geral Ordinária
sábado, 28 de maio de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Reunião da Diretoria 12
Foi montada a pauta da Assembléia Geral que irá ocorrer no próximo domingo dia 29 de maio.
Foi aprovado a alteração do contrato com a Empresa que faz a faxina que passará de 4 para 8 horas para verificarmos se irá ocorrer uma melhora na limpeza, na medida em que as atuais 4 horas uma vez por semana não se mostram suficiente.
Também foi acertado o pagamento dos novos anuênios do Pastor que começam a valer em abril.
Foram renovados os extintores de incêndio.
Também foi aprovado a mudança da banda que vai sair da parte da frente dos bancos indo para cima no mezanino que receberá uma adaptação para receber a banda, isto irá abrir mais espaço entre os bancos oferecendo um pouco mais de conforto aos membros e vai facilitar os trabalhos da banda.
Também foi aprovado o conserto das persianas da casa pastoral que estavam estragadas há um bom tempo.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 15
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Às vezes sempre
Às vezes você está longe – mas está sempre por perto do meu ser.
Texto: Pastor Lucas André Albrecht.
Narração: Maria do Carmo Bueno Garcia.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
O final da história
“- Eu já estou vendo... No dia em que a gente morrer, Deus vai olhar pra mim, apontar o dedo e dizer: - Ei, você, chega mais perto! Lembra o dia em que você mexeu numa coisa que não era sua e ainda por cima tentou esconder como se nada tivesse acontecido? Vem cá que tenho que conversar com você!”
Desse pequeno exemplo podemos notar duas coisas:
Na relação entre as pessoas, quando algo é feito errado, existe cobrança... mágoa... e, normalmente, a pessoa que fez algo errado tem que fazer outra coisa pra retomar aquela confiança. Isso nós temos todos os dias. Está fora do nosso controle, de repente a gente vê que falou o que não queria, fez o que não podia!
A outra coisa, é que nós pensamos que por Deus também somos tratados assim. Aplicamos a Ele o mesmo princípio que temos em nossos relacionamentos:
“Hoje eu fiz uma coisa boa, então vou ficar esperando pra ver o que Deus tem guardado pra mim!...
Hoje eu fiz o que não devia, Deus não vai deixar barato, alguma coisa ruim vai acontecer!”
Tentamos colocar Deus dentro da nossa previsão onde sabemos tudo o que Ele vai fazer. E mais, já sabemos de antemão se essas coisas devem ser ruins ou boas para nós mesmos.
No livro bíblico de 1º Coríntios 15, nos primeiros três versículos, lemos que Deus nos anunciou o evangelho, que diz que “Cristo morreu pelos nossos pecados.” Este é o grande ato de amor de Deus por nós que mostra que Ele não está dentro da nossa previsão, já que, pelo nosso pecado, a previsão seria de precisarmos ser castigados e repreendidos, e não amados e perdoados como Ele faz.
Desta forma, o final daquela história é diferente. A fala Dele é:: “Ei, você, chega mais perto! Lembra daquele dia? O dia em que Cristo Jesus morreu para te salvar dos teus pecados? Naquele dia ele tornou você meu filho.”
Teol.Marcos Weirich
Formando em Teologia, Ulbra, Canoas
Estudante de Teologia do Seminário Concórdia, São Leopoldo