sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Antídoto para o medo

 O medo é um sentimento natural que todas as pessoas têm. Graças a ele os nossos ancestrais escaparam de ataques de animais ferozes e de outras ameaças naturais e nós hoje também evitamos coisas perigosas, como o fogo, o frio e outras coisas que podem ameaçar nossas vidas.

 

Existem também as “fobias”, os medos de coisas específicas, como a claustrofobia (medo de lugares fechados), a hidrofobia (medo de água), que podem chegar a um ponto de atrapalhar a vida das pessoas. Existe uma lista de cerca de 500 tipos de medo. Mas, qual é o maior medo do ser humano? O que é que as pessoas mais tentam evitar a todo custo?

 

O maior medo é o da morte. Há um grande esforço nas ciências, medicina e outras áreas do conhecimento humano para evitar ou adiar a morte o máximo possível, e vários medos que temos estão ligados ao medo de morrer.

 

Existe um antídoto para o medo? Para alguns medos específicos, há tratamentos humanos. Mas para o medo em geral e o medo da morte, o único antídoto e tratamento vêm diretamente de Deus. É por isso que Davi, um rei que passou por várias situações de perigo e medo, disse no Salmo 27: “O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém” (Sl 27.1).

 

Vivendo sempre com Deus, sentindo a sua bondade, recebendo a sua orientação e o adorando, como diz Davi nesse salmo, ele nos guardará e colocará sempre em segurança por causa do seu amor por nós. E, como diz o apóstolo João, “o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo” (1Jo 4.18). O amor verdadeiro de Deus é e está em Cristo, e unidos a ele pela fé não temos mais medo – nem da morte, porque ele venceu tudo por nós e tira de nós todo medo.

 

Oremos: Querido Pai, faz-nos sempre estar unidos a Cristo pela fé verdadeira e assim viveremos sem medo, rumo à vida eterna contigo. Amém. 

 

Pastor Leandro Born Hübner    

Nenhum comentário: