quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

domingo, 20 de dezembro de 2020

sábado, 19 de dezembro de 2020

Videoclipe 25

 Videoclipe da canção “Eis! um anjo proclamou”, do grupo de louvor 

da Comunidade Evangélica Luterana São Lucas de Porto Alegre.

 

Clique aqui para assistir.

 

Letra:

Eis! um anjo proclamou o primeiro Natal

para pobres pastores num campo em Belém;

seus rebanhos a guardar, ouvem voz celestial

anunciando a mensagem que a graça contém.

Natal! Natal! Natal! Natal!

Cristo nasceu, nosso Rei divinal!

 

De repente, eis que no céu bela estrela surgiu,

e no Oriente se alteia com raro fulgor;

veio à terra qual clarão, que no céu reluziu

muitas noites ainda, em fulgente esplendor.

Natal! Natal! Natal! Natal!

Cristo nasceu, nosso Rei divinal!

 

Tendo visto a clara luz dessa estrela sem par,

logo os magos partiram do Oriente a seguir,

como quem procura um rei que devesse chegar

a Israel para antiga promessa cumprir.

Natal! Natal! Natal! Natal!

Cristo nasceu, nosso Rei divinal!

 

Tal estrela apareceu e os reis magos guiou;

pela estrada a Belém, rumo certo os conduz,

e chegando ali, por fim, eis a estrela parou

mesmo acima da casa em que estava Jesus.

Natal! Natal! Natal! Natal!

Cristo nasceu, nosso Rei divinal!

 

Esses magos, com afã, e com grande temor,

reverentes entraram naquele lugar

para ofertas liberais e de raro valor,

como incenso, ouro e mirra, ao menino entregar.

Natal! Natal! Natal! Natal!

Cristo nasceu, nosso Rei divinal!

 

E com eles vamos nós, com sincero fervor,

tributar homenagem a quem nos amou,

adorar de coração o supremo Senhor

que, morrendo na cruz, nossas almas salvou!


Natal! Natal! Natal! Natal!

Cristo nasceu, nosso Rei divinal!

A cruz também está no Natal

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

sábado, 5 de dezembro de 2020

A longanimidade de Deus

Vivemos numa época em que temos a sensação de que tudo corre velozmente. Os meios de transporte estão cada vez mais rápidos. A velocidade das informações impressiona. Percebemos ainda que os equipamentos de comunicação e os computadores de ontem já estão desatualizados. A correria da vida, na qual estamos envolvidos, nos deixa sem paciência com as pessoas e com Deus. 
 
É muito comum querermos soluções imediatas para os nossos problemas. Além disso, quando olhamos para o mundo ao nosso redor e o aumento acelerado de tudo aquilo que nos causa sofrimentos e angústias, por causa do pecado, desejamos que Jesus volte logo. Aliás, Jesus prometeu que voltará para buscar as pessoas que creram nele. Naquele dia, Jesus criará um novo céu e uma nova terra. Lá, as palavras e ações serão santas. A alegria será permanente. A tristeza não terá lugar. A vida será eterna. Lá, estaremos na presença de Deus para sempre. É sobre isso que o apóstolo Pedro escreveu na sua segunda carta, capítulo 3, versículo 9: “O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam”. 
 
Por que, então, Jesus não volta logo? Ao contrário do que podemos pensar, ele não está atrasado e nem se esqueceu da sua promessa. Jesus é longânimo. Ele usa o tempo para nos servir com a sua graça. O seu desejo amoroso é que ninguém seja condenado, mas, que todos se arrependam dos seus pecados e sejam salvos. A longanimidade de Jesus nos ensina a esperar com paciência, por sua graça e misericórdia, nesta vida, para a eternidade. 
 
Oremos: Obrigado Senhor, por teres paciência conosco a cada dia. Leva-nos ao sincero arrependimento dos nossos pecados e perdoa-nos. Ensina-nos a esperar. Permita que vivamos na fé no seu Filho, nosso Salvador Jesus. Amém.
 
Pastor Iderval Strelhow

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

terça-feira, 17 de novembro de 2020

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

terça-feira, 10 de novembro de 2020

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

terça-feira, 20 de outubro de 2020

sábado, 17 de outubro de 2020

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

terça-feira, 13 de outubro de 2020

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O melhor guia

 É possível que você já tenha visto pelas ruas ou mesmo em vídeo um deficiente visual andando com um cão-guia ao seu lado. A função do cão-guia é essencial e vital. Esses cães são muito bem treinados e estão focados em ajudar a indicar quando há obstáculos à frente, fornecendo segurança, agilidade e uma boa companhia.

De uma forma muito semelhante o apóstolo Paulo, na sua Carta aos Romanos, capítulo 8, versículo 14, menciona a ação do Espírito Santo como sendo o nosso guia: “Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Diante de nossa vida espiritualmente cega, a presença do Espírito Santo nos mostra o caminho da salvação, o caminho pelo qual devemos andar, livrando-nos de perigos e dando segurança à nossa vida.

O nosso Pai amoroso é assim: ele é digno de total confiança. Ele nos pega pela nossa mão e nos conduz por um caminho seguro. Somos como uma pequena criança que se agarra na mão do Pai, que reconhece as suas falhas, as suas fraquezas e a sua dependência de Deus. E, quando o desespero tenta tomar conta de nós, o Espírito Santo nos ajuda, lembrando-nos de chamar e gritar pelo Pai, o nosso Pai!

Se tentarmos caminhar sozinhos por este mundo, ou mesmo obter o caminho da salvação por conta própria, jamais conseguiremos. A consequência de não se ter o guia verdadeiro é trágica. É por isso que Deus enviou Jesus para ser o nosso Salvador. E quem nos guiou à fé em Jesus? O Espírito Santo.Ele é o nosso guia. A sua companhia nos dá a tranquilidade e a certeza de que estamos sendo guardados e amparados em todos os momentos de nossa vida.

Oremos: Amado Pai, obrigado por guiares e preservares a nossa vida conforme prometeste, por meio do Espírito Santo. Somos gratos por sermos teus filhos e herdeiros da vida eterna. Amém.

Pastor Ângelo Naor Elicker

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Cristo é a vitória certa

“Você conseguiu aquele tão sonhado emprego? Que ótimo! O destino lhe deu uma força. E aquele tão sonhado automóvel, finalmente, depois de um bom tempo, conseguiu comprá-lo? A sorte ajudou você. E a casa tão desejada? Você aguardou pela oportunidade e deu certo, as coincidências deram o empurrão que era necessário.” É comum ouvirmos frases assim das pessoas, quando elas realizam um sonho. Muitas pessoas depositam toda a sua esperança nessa pretensa força invisível que altera o rumo das circunstâncias.

Em contrapartida, o salmista Davi apresentou um sincero cântico de louvor expressando a sua confiança no Deus criador: “Ó Deus, tu nos respondes, dando-nos a vitória, e fazes coisas maravilhosas para nos salvar. Os povos do mundo inteiro, até os dos mares distantes, põem a sua esperança em ti” (Sl 65.5). Ele louvou ao Pai pelo perdão dos pecados, pela prosperidade na terra e pela paz em todo o mundo. É um hino de confiança, onde o israelita deseja estar perto de Deus, conhecer melhor a Deus e o seu amor. Porque o Senhor nos responde com a autêntica vitória, ou seja, com a salvação. E essa vitória é conquistada pela cruz de Jesus Cristo. Eis a grande glória do cristão, porque Deus entregou seu único Filho para que o ser humano fosse vitorioso sobre o pecado, sobre a natureza pecaminosa e sobre o Diabo. E Jesus, por meio de seu imenso amor, continua ofertando a sua vitória para o ser humano. A esperança do cristão é moldada pelo triunfo de Cristo Jesus.

Sendo assim, não é uma questão de sorte, destino ou coincidência, mas é a ação de Jesus na vida das pessoas, na nossa vida. Jesus Cristo é a única esperança para a humanidade, a vitória certa.

Oremos: Deus, obrigado pelo teu amor. Que Cristo seja a minha única esperança, porque por meio dele tenho a vitória certa e verdadeira, o perdão dos pecados e a reconciliação com Deus. Amém.

Pastor Artur Charczuk


domingo, 28 de junho de 2020

O Senhor é a nossa força

O Dr. Viktor Frankl foi um psiquiatra austríaco que passou alguns anos de sua vida em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Ele perdeu os pais e a sua esposa para a Alemanha nazista. A sua chance de sair vivo dos campos era de uma em vinte e nove. Ainda assim, ele conseguiu transformar esta imensa tragédia pessoal numa grande realização humana. Ele encontrou forças para resistir à extrema crueldade à qual foi submetido. Ele se tornou um dos maiores psiquiatras do mundo moderno.

A vida é constituída de duas partes: dez por cento dela é o que nos acontece, e os outros noventa por cento são constituídos por nossa reação ao que nos sucede.

Quantas pessoas vencem obstáculos intransponíveis ou que, diante deles, possuem uma força de vontade incrível? Como você reage diante das pequenas dificuldades? E diante das grandes? No Salmo 25, Davi apresenta a Deus uma oração intensa de súplica, pedindo ao Senhor que lhe ajude e conforte a sua alma. Ele confia dizendo: “Ó Senhor Deus, a ti dirijo a minha oração. Meu Deus, eu confio em ti” (Sl 25.1-2).

A força do salmista não estava nele. Mas em Deus. Se dependesse de suas próprias forças, ele fraquejaria diante das provações. Quantas pessoas estão desesperadas por não terem em quem confiar nos momentos de dores e sofrimentos? Nesses momentos, bom é sabermos que a nossa suficiência vem de Deus, que nos leva a termos atitudes de fé, confiança, superação e equilíbrio emocional.

A vitória de Jesus nos mostra que, apesar de todas as dores que possamos ter neste mundo, nele somos vencedores. Afinal, ele venceu o mundo. Somos vencedores pela ação de Cristo na cruz. Ele é o nosso refúgio.

Oremos: Pai, nos dias de dificuldades que possamos dizer: Ó Senhor Deus, a ti dirijo a minha oração. Meu Deus, eu confio em ti. Por Jesus. Amém.

Pastor Ivaldo Silva Pinheiro

terça-feira, 19 de maio de 2020

Ouvir com atenção

Hoje vivemos em uma guerra de informações. Há tanta coisa para ver, tantos livros ler, tantos vídeos para para assistir, tantas séries para olhar, que no fim ficamos perdidos com tanta informação. Até os relacionamentos ficam marcados porque falta tempo de qualidade para conversar, para ouvir e para conviver. Sabemos que a desatenção está carregada de vários fatores. O cansaço de um dia de trabalho, a cobrança por resultados e o acúmulo de atividades são algumas das razões.

Não podemos fazer mil coisas ao mesmo tempo. Muito pelo contrário, precisamos focar naquilo que realmente importa. O profeta Isaías nos orienta com as seguintes palavras: "O Senhor Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas
as manhãs, ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer." (Is 50.4).

 Deus deseja atrair a nossa atenção para revelar o quanto ele é atento a quem nós somos, às dificuldades que passamos, aos problemas que enfrentamos. É por prestar atenção em nós que ele se fez do nosso tamanho, da nossa carne e habitou entre nós para mostrar que mesmo nós sendo pecadores e desatentos, Deus colocou o seu único Filho para vencer o pecado, o mundo e o Diabo. E por isso que Deus quer que todos nós paremos e ouçamos com atenção aquilo que ele diz, pois, a Bíblia não é uma palavra qualquer, mas é a voz de Deus.

Não vamos conseguir prestar atenção em tudo o que ouvimos, mas com o auxílio do Espírito Santo, queremos que os nossos olhos e ouvidos estejam sempre fixos em Cristo Jesus para ouvirmos com atenção o que ele vai dizer.

Oremos: Querido Deus, obrigado por sempre estares atento a quem eu sou e
por te preocupares comigo. Envia o teu Espirito Santo para me ajudar a ouvir
com atenção a tua Palavra. Amém.

Matheus Schmidt

domingo, 3 de maio de 2020

Você é lembrado?

Como é prazeroso ser lembrado, não é verdade? É gostoso ser lembrado em datas especiais, ou em comemorações de algum acontecimento marcante. É prazeroso também ser lembrado por ter feito algo especial por alguém, ou por ter colaborado em um projeto especial no trabalho, em casa e, até mesmo, na sua igreja. E, certamente, é prazeroso ser lembrado quando estamos distantes da família e de amigos, e eles nos ligam, nos enviam mensagens, e se preocupam conosco. Ou quando estamos enfermos ou passando por problemas e dificuldades, e recebemos apoio de amigos, de familiares e, até mesmo, de desconhecidos.

Porém, triste é ser esquecido nessas situações. Era o que Davi estava sentindo quando escreveu o texto do Salmo 31. Fugindo da perseguição do exército de Saul, ele sentiu-se abandonado por todos, até mesmo pelos seus conhecidos, como ele diz no versículo 11: "Os meus inimigos zombam de mim, e os meus vizinhos também caçoam. Os meus conhecidos têm medo de mim e fogem quando me veem na rua". Mas, Davi sabia que, mesmo que todos tivessem se esquecido dele, Deus jamais o abandonaria. A sua fé em Deus era tanta que, mesmo sendo considerado por todos como "uma coisa que foi jogada fora" (SI 31.12), que se descarta, em Deus ele sabia que tinha grande valor. Por isso ele diz: "Porém a minha confiança está em ti, ó Senhor; tu és o meu Deus. Tu estás sempre cuidando de mim" (SI 31.14-15).

A prova de que Deus jamais abandona os seus está no próprio Filho de Deus, Jesus, que ele enviou ao mundo para viver e morrer por todos. Jesus, que também se sentiu abandonado e desprezado, suportou tudo para nos tornar os seus amados e queridos.

Pastor Luiz Osmar Krachinski

sexta-feira, 3 de abril de 2020

O coração pode nos enganar

"Siga seu coração" é o título de uma das músicas do desenho animado "Mulan", que conta a historia de coragem de uma menina chinesa. "Seguir o coração" é um mantra repetido constantemente em nossa cultura moderna. Mas, diversas vezes, as coisas não terminaram bem quando seguimos o nosso coração. Se o nosso coração não é um parâmetro confiável, no que podemos nos amparar?

Jesus não seguiu o coração. No capítulo 4 do evangelho de Mateus, lemos que, após, quarenta dias no deserto, ele estava cansado e com muita fome. Tudo que o seu coração, a sua mente e o seu corpo queriam era um pedaço de pão e um lugar para descansar. Então, o Diabo chegou perto dele e disse: "Transforme estas pedras em pāo". Em vez de seguir a sua vontade imediata, Jesus preferiu mostrar que o parâmetro não era o coração, mas as Escrituras. Por isso, ele responde ao Diabo: "As Escrituras Sagradas afirmam: 'O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz'." (Mt 4.4).

Seguir o nosso coração pode nos levar a enganos terríveis! As Escrituras Sagradas norteiam a nossa vida e nos direcionam sempre para a fonte de todo amor, da vida e da salvacão. Quando enfrentamos situações difíceis, de dor, de luto, provação ou tentação, a
Palavra de Deus acalma e consola o nosso coração desesperado com a boa noticia do amor de Jesus. Por isso, nem sempre siga o seu coração. Em momentos de profunda dor e tentação, escute o Senhor Jesus que diz em sua Palavra: "Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei" (Hb 13.5). Sim! Jesus, que venceu o Diabo, sempre estará ao nosso lado.

Pastor Mário Rafael Yude Fukue

domingo, 1 de março de 2020

Tempo de quaresma

Ao longo deste mês as igrejas cristãs históricas no mundo estarão celebrando domingo após domingo os cultos no período da quaresma. Esse é um tempo caracterizado pela reflexão e relembrar o incompressível amor de Deus pela humanidade. Amor esse que não se manifesta nas circunstâncias da vida, mas que envolve dor, angústia, sofrimento e morte.

Esse é um período marcado por diversas superstições, certamente você conhece alguma coisa popular que é recomendável fazer na quaresma e algo que é proibido. O problema disso é que muitas vezes são crenças populares que em si não tem muito a ver com as recomendações bíblicas. E com isso, meu objetivo em nossa reflexão deste mês é deixar para você algumas dicas para que possa aproveitar ao máximo esse período tão maravilhoso que podemos reviver.

 - Aproveite para frequentar cultos e estudos bíblicos em sua igreja. Convide pessoas para vir junto com você.

 - Aproveite para ler mais a palavra de Deus, escolha um dos Evangelhos e caminhe com Jesus
aquilo que temos registrado do tempo que esteve fisicamente aqui na terra. Leia livros cristãos.

 - Aproveite para orar.

 - Aproveite para aprender mais sobre o incondicional amor de Deus.

 - Ouça e cante louvores a Deus.

 - Compartilhe do amor cristão com as pessoas que estão ao seu redor.

 - Se reconcilie com pessoas com quem você se desentendeu, perdoe e peça perdão.

 - Fale desse amor a pelo menos uma pessoa por dia.

Essas são algumas dicas de muitas outras que você pode fazer para aproveitar ao máximo esse período com qualidade. Desejo que Deus te dê um abençoado período de quaresma, e que ao final dele você possa se encantar e se emocionar por Cristo, que morreu na cruz por você, mas ressuscitou, e agora ele vive, e porque ele vive você pode esperar que com certeza dias melhores virão.

Pastor Felipe Euzebio