terça-feira, 1 de outubro de 2019

A Celebração da Santa Ceia

O objetivo aqui não é entrar nos detalhes da teologia da santa ceia, só será possível mencionar alguns dos aspectos dela.

A santa ceia é uma refeição festiva, de ação de graças; é o banquete que Cristo nos oferece enquanto aguardamos sua vinda em glória; é comunhão com Cristo e com os membros de seu corpo; é um meio todo especial que Cristo tem de aplicar a nós a justiça que ele conseguiu na morte e ressurreição.

A Ceia do Senhor foi instituída pelo Filho de Deus, portanto, a sua instituição é divina e permanente.

Nós, luteranos, cremos que a pessoa de Cristo está presente na Ceia do Senhor. Sob o Pão e o Vinho recebemos nada menos que o Corpo e o Sangue, dado e derramado por nós, pecadores. A isso chamamos de União Sacramental. A celebração da ceia acontece em três partes:

a) Prefácio: é talvez a parte litúrgica mais antiga de nosso culto. Expressa reverência, adoração, alegria e ação de graças. As palavras "Levantai os vossos corações", que soam um pouco estranhas, são um convite a dirigirmos nossos pensamentos a Cristo, cujo corpo
e sangue iremos receber. O "levantemo-los ao Senhor" é o "sim" da congregação. O "demos graças ao Senhor" faz lembrar a ação de Jesus na noite em que foi traído
(Mt 26.27). Outra forma de dizer isto são as palavras "com os anjos e arcanjos com toda a companhia celeste louvamos e magnificamos o teu glorioso nome, exaltando-te sempre...". Estas palavras deixam claro que, na ceia, nos unimos ao culto eterno dos anjos e da igreja
triunfante no céu.

b) Consagração e Administração: as palavras da instituição são ligadas aos elementos externos do sacramento, ou seja, ao pão e ao vinho. Constituem uma permanente memória da noite em que Cristo foi traído.

c) Pós-Comunhão, "Nunc Dimittis": são as palavras latinas que iniciam o cântico de Simeão (Lc 2.29-32). "Nunc dimittis" quer dizer "agora despedes". Não há palavras mais apropriadas para aqueles que, a exemplo de Simeão, viram a salvação do Senhor. "Ação de Graças: erguer a voz em mais um agradecimento. É a única resposta possível, é tudo que se pode fazer depois de ter recebido tão grande dom da salvação.

Sendo assim o momento de celebrar a Ceia do Senhor dentro do culto sempre é muito especial e único em nossa vida. Que possamos sempre ser acolhido no convite de Jesus: "Vinde a mim todos que estão cansados de carregar pesadas cargas e eu lhes darei descanso". Que assim seja, amém.

Pastor Felipe Euzebio

Nenhum comentário: