quinta-feira, 3 de março de 2011

Procurando o Reino de Deus!

No Evangelho de hoje Jesus está pregando contra a ganância das pessoas. Jesus aponta a busca desenfreada pelo dinheiro como o principal motivador à ganância. Ele ilustra o mau uso do dinheiro pela preocupação desenfreada com comida e roupa. A ganância pelo dinheiro nos leva a deixarmos que o Evangelho venha depois ou que fique para trás. Jesus nos diz que existe apenas um remédio contra a ganância ao dinheiro – procurar o Reino de Deus.

Lutero faz uma boa comparação entre o reino do dinheiro e do poder com o Reino de Deus.

- Reino do dinheiro: dura pouco tempo e um breve momento; depois terá que ser abandonado; com ele não podemos acrescentar uma hora sequer à existência corporal, quando a nossa horinha chegar; é um reino pobre, miserável, podre e fedorento; reino da barriga.

- Reino de Deus: é um tesouro que não se acaba, que não pode diminuir ou encolher; ninguém é capaz de mensurar seu tamanho e duração; divino; imperecível; dá vida eterna; justiça, paz; alegria; bem-aventurança; teremos tudo o que procuramos e desejamos aqui.

Lutero pergunta: Acaso não é uma grande, vergonhosa loucura e cegueira o fato de não enxergarmos isso?

Mateus 6.24-34: A perícope faz parte do Sermão do Monte. Jesus estava ensinando a uma grande multidão, da qual fazemos parte hoje, o sentido verdadeiro da Palavra de Deus. Ele aborda vários temas da vida como: a verdadeira felicidade, o testemunho e a razão de ser do cristão (ser sal e luz), a função da lei de Deus, o ódio, o adultério, o divórcio, os juramentos, a vingança, o amor incondicional, a caridade, a oração, o jejum, riquezas no céu, os olhos como a luz do corpo e nos versículos em destaque Jesus ensina sobre os dois senhores (Deus e o dinheiro) e a “solicitude”, que quer dizer o cuidado exagerado, a preocupação demasiada com a vida. É muito interessante notar que Jesus antes tocar nestes dois assuntos, dinheiro e preocupação exagerada com a vida, Ele nos ensina sobre as riquezas no céu e que os olhos são importantes para levarem luz para o corpo. Ou seja, Jesus nos ensina que precisamos nos preocupar mais, usando nossa mente, com as coisas que realmente importam e não direcionar nossos olhos para aquilo que pode nos levar ao pecado (aqui especialmente com respeito ao dinheiro). O pastor Jesus afirma em seu sermão:

- Vocês não podem servir (ser escravo, estar sujeito) a dois senhores – não podem servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo. Mas, por que não? Jesus responde: porque vão negligenciar, desconsiderar, desprezar um, e vão se manter firme e leal ao outro. A palavra que Jesus usa para se referir a dinheiro neste texto também quer dizer posses e bens terrenos. A palavra é Mamom, o deus-dinheiro usado aqui para indicar tudo o que é material. Jesus não está proibindo termos posses materiais e nem o prazer das coisas materiais, mas proíbe um materialismo egoísta e extravagante que nos prenda a essa terra (1 Tm 6.17).

- Não andeis ansiosos, preocupados com a vida, quanto ao que vão comer ou vestir. Aqui Jesus ensina que não devemos viver indevidamente preocupados com essas coisas. A vida não é só feita de roupas e comidas. Da mesma forma comida e roupas não devem nos distrair e nos desviar do foco, daquilo que realmente importa. A preocupação indevida, a ansiedade descontrolada por coisas secundárias vão destruir a nossa confiança em Deus. Quando Jesus disse que a vida é mais importante que a comida e que o corpo é mais importante que as vestes, Ele quer nos ensinar a sabermos detectar, escolher as nossas prioridades.

- Observem as aves do céu, é Deus quem as alimenta e cuida de todas elas. Aqui Jesus quer nos ensinar que não podemos nos esquecer que tudo vem de Deus e Ele dá todas as coisas para o nosso sustento segundo a sua vontade. O que Jesus também quer dizer é que não adianta nada cuidarmos da nossa vida se Deus não estiver em nosso coração. Portanto, as aves do céu dão testemunho da ação de Deus.

- Ninguém pode encompridar a sua vida ou acrescentar um côvado ao curso da sua vida. Esta expressão que Jesus usou pode significar acrescentar tempo à vida, e também acrescentar tamanho ao corpo. Um côvado equivale a 45 cm. Por mais que a gente queira nada vai mudar. Isso também não quer dizer que não precisamos cuidar da saúde. Simplesmente quer dizer que tudo depende da vontade de Deus, toda a nossa vida está nas nãos Dele.

- Jesus ainda usa o exemplo dos lírios do campo (eram meras ervas daninhas que eram cortadas e usadas como combustível) que por causa da obra de Deus se vestem de uma forma mais bonita que o próprio rei Salomão se vestia. É mais uma prova de que a natureza como obra de Deus nos fala do seu amor por nós.

- Que nós somos pessoas de pequena fé, que temos uma quantidade mínima de confiança. Jesus usa essa expressão várias vezes no Novo Testamento como uma repreensão suave ou corretiva. É uma constatação da situação do ser humano. É também uma oportunidade para aumentarmos a fé, pois Jesus nos dá tudo o que precisamos para que essa fé seja cada vez mais forte e ativa. A fé é o elemento que solucionaria toda a questão que Jesus aborda, a ansiedade demasiada e o apego as coisas materiais.

- Os gentios é que procuram (uma busca contínua) essas coisas desenfreadamente (comida, bebida e roupas). Aqui Jesus deixa claro, mais uma vez, que a fé é importante para o bom relacionamento com Deus. Ser cristão é confiar que Deus está no comando, por isso, não precisamos nos preocupar de forma descontrolada com as coisas. E por que não?

- O Pai Celeste sabe do que precisamos. Aqui a fé mais uma vez é o elemento fundamental. Deus não apenas sabe de todas as coisas que precisamos, como também nos dá todo o necessário para a vida. E por muitas vezes nos dá algo mais, presentes, bênçãos, agrados. E não podemos nos esquecer que, como pecadores, não merecemos nada de Deus. Mas Ele sabe que precisamos de muitas coisas e nos dá todos os dias.

- Jesus também deu um conselho: busquem, ponham em primeiro lugar na vida de vocês o reino e a justiça de Deus; e fez uma promessa: e todas as coisas vos serão dadas por Deus. O reino de Deus acontece quando a nossa vida é governada por Ele através da sua Santa Palavra. A justiça é quando agimos conforme a vontade de Deus. Assim temos que, o governo de Deus e o correto relacionamento com Ele, devem ser as prioridades da nossa vida. O amor e a preocupação demasiada com as coisas materiais são incoerentes com essa prioridade, pois nos revelam dúvidas à respeito da soberania e bondade de Deus e nos desviam dos verdadeiros objetivos da vida. Deus satisfará todas as nossas necessidades. Agora, será que colocar Deus em primeiro lugar é algo fácil de fazer? Não é. Por isso é que a nossa salvação não depende de nós, mas de Cristo. O Pai nos aceita, em sua graça, em conformidade com a aliança, selada com o sofrimento, morte e ressurreição de Cristo, nos perdoa, pessoas fracas, perdidas e sem justiça própria, aceitando-nos através da fé em Jesus. Enfim, mesmo diante de nossa incapacidade, Deus continua acrescentando muitas coisas em nossa vida. E isso deve nos animar para continuarmos tentando definir que a prioridade da nossa vida é sempre Deus.

Vivam cada dia sem se preocuparem com o dia de amanhã, pois o amanhã pertence a Deus. Jesus nos ensina aproveitar a vida, o trabalho, a família, os amigos, a igreja e todas as outras coisas sem ficarmos ansiosos ao que pode ou vai acontecer no futuro. Cada dia traz consigo muitas dificuldades que precisam ser solucionadas. O presente é nosso, nele podemos agir com a graça de Deus, mas com o amanhã nada podemos fazer. A nossa certeza é que tanto no presente quando no futuro Deus está ao nosso lado.

Jesus nos ensina que se quisermos nos preocupar corretamente e providenciar para que sempre tenhamos o suficiente, então temos que buscar um tesouro que se chama Reino de Deus. Não devemos nos preocupar com o temporal tesouro corruptível, que as traças roem, pois nós temos um tesouro bem diferente lá no céu. Se buscarmos o Reino de Deus verdadeiramente vamos nos esquecer do outro. O reino de Deus permanece para sempre e esse ninguém poderá nos tirar. O Senhor Deus que é amoroso e misericordioso está pronto para nos dar todo o necessário para a nossa vida todos os dias. Por isso temos todo o tempo do mundo para nos preocuparmos somente com o Reino de Deus. Amém.


Mensagem para o 8º domingo após Epifania (27/02/2011).

Pastor Iderval Strelhow.

Nenhum comentário: