sexta-feira, 3 de novembro de 2023
quinta-feira, 2 de novembro de 2023
Finados, lembramos com saudade dos nossos entes queridos
Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Neste dia de Finados, lembramos com saudade de nossos entes queridos, que partiram desta vida. A data de Finados sempre nos encontra, ela sempre nos alcança. Às vezes, em momentos mais dolorosos, outros nem tanto. Mas sabemos que a morte é uma realidade dolorosa, que nos separa fisicamente daqueles que amamos. Mas ao mesmo tempo, neste dia, como é importante lembrar e saber que a morte não é o fim, mas uma passagem para a vida eterna. Como é bom saber que aquelas pessoas que já nos precederam desta vida e que estavam em Cristo Jesus já desfrutam da paz completa, plena e perfeita. Eles aguardam a mesma coisa que nós ansiamos. O grande e glorioso dia da ressurreição. Quando eles voltarão à vida, e aqueles que aqui estiverem vivos serão transformados. Dia esse glorioso que acontecerá na volta de nosso Senhor e Salvador Jesus. Para salvar o seu povo e a sua igreja.
A nossa esperança está firmada na ressurreição de Jesus Cristo. Cristo que venceu a morte, o pecado, na cruz. Ele mesmo nos lembrou. Em João, capítulo 11, versículos 25 e 26. Eu sou a ressurreição e a vida quem crer em mim, ainda que morra, viverá, e aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Jesus nos garante que há lugar preparado para nós na casa do Pai. Lá há muitas moradas. Ele diz também, João 14, versículos 1 a 3 não se perturbe o coração de vocês, creiam em Deus e creiam também em Mim. Na casa de meu pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já teria dito a vocês. Vou preparar-lhes um lugar. Se eu for preparar-lhes um lugar, voltarei e os levarei para junto de mim para que vocês estejam aonde eu estiver. Jesus nos convida a confiar Nele, pois Ele é o caminho, a verdade, e a vida. Ele nos conduz pelo vale da sombra da morte, até chegarmos a sua presença gloriosa. Ele nos consola com o Seu Espírito Santo, que nos dá a paz e a alegria Ele nos fortalece com a sua palavra e com os sacramentos do batismo e da Santa ceia. Especialmente a Santa ceia que nos alimenta, que nos renova, que nos dá novas forças. Portanto, nós que aqui ainda estamos neste mundo. Não precisamos temer a morte. E ao mesmo tempo, sabemos onde encontrar consolo para lidar com a falta de nossos queridos que já partiram. Devemos sim dia após dia louvar pela vida que Ele nos deu. Pela vida que nós temos. Cada dia é um presente de Deus.
Agradecemos e louvamos pelo tempo que Deus nos permitiu viver com as pessoas amadas e queridas a quem Ele já salvou. Devemos também estarmos preparados para o nosso encontro com Cristo. Vivendo de acordo com a Sua vontade, amando a Deus acima de todas as coisas e o nosso próximo. Como a nós mesmos. Também é dia de nos perguntar: Estou preparado para o meu encontro com Cristo? Estou eu firme e alicerçado na fé? Confio Nele como meu Senhor e Salvador, que nós possamos encontrar segurança e paz.
Queridos irmãos, lembremos das palavras do apóstolo Paulo I Coríntios, capítulo 15, versículos 19 a 22: Se a nossa esperança em Cristo se limita a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas não, Cristo ressuscitou dentre os mortos. Ele é o primeiro dos que dormem. Porque assim como por um só homem veio a morte também por um só homem veio a ressurreição dos mortos. Porque assim como todos morrem Adão, Assim também, todos serão vivificados em Cristo Jesus. Que Deus guarde a todos. E os abençoe e os mantenha nesta fé. Em Cristo Jesus, para a vida eterna, hoje e por todo o sempre. Amém.
Vamos falar com Deus em oração: Querido Deus e amado Pai Celeste, colocamos diante de ti. Todas as pessoas que hoje sentem de uma forma ou de outra essa data que percebem e que vivem o seu luto para que em ti encontrem as forças necessárias. Tu enviaste o Espírito Santo ao mundo e o chamaste de consolador. Como precisamos do teu consolo querido Deus. Por isso consolanos com a Tua presença e com a certeza do teu grande amor por nós. E assim nos mantém também, querido Deus. Firmes, em nossa fé, enraizados em Cristo Jesus, para que vivamos aqui neste mundo. Na alegre expectativa do grande e glorioso dia da ressurreição. Que sempre tenhamos a paz e a confiança necessária de saber que a nossa vida está sobre os teus cuidados e sobre a tua proteção e sobre tuas bênçãos o Senhor possa nos guardar, nos amparar e nos proteger. Pai querido, fica conosco e nos abençoe. Por amor de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém. Queridos irmãos, um abençoado dia a todos.
sábado, 2 de setembro de 2023
sexta-feira, 1 de setembro de 2023
Vem ser feliz com a gente
Alegria! É com esse sentimento que nós pastores preparamos com muito carinho cada culto. Alegria! Assim, queremos sempre receber vocês aqui e todos são bem-vindos.
Estamos nos aproximando de uma data muito especial: o aniversário de 70 anos da nossa congregação. É uma grande alegria e bênção poder celebrar essa ocasião com vocês, que fazem parte da nossa história, que já perdura 7 décadas.
Nesses 70 anos, tivemos muitos momentos de fé, amor, esperança e serviço. Somos gratos a Deus por tudo o que Ele fez e continua fazendo por nós, através da sua Palavra e dos seus
dons. Somos gratos também uns aos outros, pela amizade, apoio e comunhão.
Neste mês de setembro, iniciamos nossa contagem regressiva, 70 dias para os 70 anos. Celebramos também a independência de nossa pátria e a Revolução Farroupilha. Que juntos
possamos nos unir em oração por toda a nossa nação, que o povo possa sempre viver e ter dignidade de vida e que nossos valores, enquanto cristãos, sejam sempre protegidos e
preservados.
Já em outubro, teremos o Dia das Crianças. As crianças são uma dádiva de Deus, que nos trazem alegria. Elas são muito importantes e especiais para nossa igreja, merecem todo o nosso cuidado, respeito e proteção. Que sempre nossas crianças possam conhecer o amor de Jesus através de nós e sentirem-se amadas por nós.
Mas não é só isso, o mês de outubro marca os 506 anos da Reforma Luterana, um movimento que mudou a história da igreja e do mundo. Foi nesse mês, em 1517, que Martinho Lutero fixou as suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, na
Alemanha, colocando de volta a Palavra de Deus no centro da vida e trabalho da igreja. É a celebração da graça e do amor de Deus, na certeza da Salvação por meio da fé em Jesus.
Quantos momentos de alegria e gratidão nos aguarda, em meio a tantas celebrações. Mas, que acima de tudo, nada seja mais alegre para ti do que estar na casa de Deus, domingo após domingo. Que seu coração se encha sempre de entusiasmo e amor pelo reino
de Deus.
Obrigado querido Deus, pelos 70 anos de trabalho em nossa congregação. Obrigado por cada pessoa que fez, faz e ainda fará parte dessa família. Que aqui nunca nos falte a pregação pura do teu evangelho e a vida em amor cristão.
Pastor Felipe Euzebio
terça-feira, 4 de julho de 2023
segunda-feira, 3 de julho de 2023
Razões para ir ao culto e amar isso
Por que é importante ir ao culto? Muitas vezes, podemos nos perguntar se vale a pena frequentar aos cultos, se não podemos adorar a Deus em casa ou em qualquer outro lugar. Mas, a Palavra de Deus é muito clara em relação a nossa vida de culto a Deus, nos mostra o privilégio e como é bom estar na casa do nosso Deus. “Alegrei-me, quando me disseram: vamos a casa do Senhor”, diz o Salmista no Salmo 122. Esse é o nosso grande sentimento, quando vamos ao culto. Vamos porque é bom, porque é agradável, pois ali encontramos alívio e descanso necessário para poder viver mais uma semana que vem pela frente.
Ir ao culto é uma forma de reconhecer a graça de Deus, que nos salva dos nossos pecados e nos dá a vida eterna. “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2.8-9). Nós não podemos nos salvar por nossas obras, mas somente pela fé em Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou para nos dar o perdão de nossos pecados. No culto, nós ouvimos o evangelho, a boa notícia de que Deus nos ama e nos perdoa por causa de Cristo. Como é bom, num mundo onde quase não há perdão e amor muitas vezes, saber que temos um Deus, que nos ama e nos dá sempre uma oportunidade de fazer diferente.
Ir ao culto também é um mandamento de Deus para nossa edificação, pois no culto aprendemos mais sobre a palavra de Deus e encorajamos uns aos outros. O autor da carta aos Hebreus nos exorta: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima" (Hebreus 10:25). Na igreja, nós estudamos a Bíblia, que é a palavra inspirada de Deus e a única regra de fé e prática para os cristãos. Nós também compartilhamos nossas experiências, dúvidas, alegrias e tristezas com nossos irmãos e irmãs na fé. Nós nos apoiamos mutuamente nas dificuldades e nos alegramos juntos nas vitórias. Nós somos uma família em Cristo.
Por meio do Batismo, Deus nos torna seus filhos e nos dá a fé, e por meio da Santa Ceia, ele nos fortalece nessa fé. Batismo e Santa Ceia são sinais visíveis da graça invisível de Deus. Eles não são meros símbolos, mas meios pelos quais Deus nos concede sua graça e seu Espírito Santo.
Ir ao culto nos ajuda a crescer espiritualmente e a servir ao próximo, pois somos membros do
corpo de Cristo e precisamos uns dos outros. O apóstolo Paulo nos ensina: "Assim como o
corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo" (1 Coríntios 12.12). Cada um de nós tem um dom que Deus nos deu para edificar sua igreja. Que possamos usar nossos dons para servir uns aos outros em amor. Que lembremos de olhar com amor para o próximo fora da igreja, levando o evangelho aos perdidos e ajudando os necessitados.
Ir ao culto nos prepara para a vinda do Senhor, pois nos mantém firmes na fé e na esperança. Nós vivemos em um mundo cheio de problemas e tentações. Muitas vezes, podemos nos desanimar ou nos desviar do caminho de Deus. Mas, no culto somos lembrados da promessa de que Jesus voltará para buscar o seu povo e nos levar para o céu, onde não haverá mais choro, nem dor, nem morte.
Portanto, queridos, ir ao culto é muito importante para nossa vida cristã. Não é um fardo, mas uma alegria. Não é uma rotina qualquer, mas nossa atividade mais importante da semana. Não é uma obrigação, mas uma oportunidade. Que Deus nos ajude a valorizar e aproveitar esse privilégio de ir ao culto e ser por ele abençoado.
Ir ao culto, sempre será receber as coisas boas de Deus. No culto, Deus vem e nos serve com tudo que de melhor precisamos. Pois isso, ir ao culto, é muito mais receber de Deus do que entregar e ele, ou servi-lo. Procure saber bem os motivos para ir ao culto, estude e se aprofunde mais sobre o que é o culto e qual seu papel. Amém.
Pastor Felipe Euzebio.
terça-feira, 9 de maio de 2023
segunda-feira, 8 de maio de 2023
Família, um projeto de Deus
Sempre é tempo oportuno para pensarmos na família, mas o mês de maio e junho tem um caráter especial. E como é importante refletirmos e pensarmos nesse tema tão importante e tão precioso para o nosso Deus.
Quero começar de trás para frente, com o mês de junho, que é comemorado o Dia dos Namorados. Tudo começa quando homem e mulher começam a conversar, trocar mensagens e decidem iniciar um tempo de namoro, para que possam se conhecer melhor. A palavra de Deus aponta para o namoro como um tempo de conhecimento e preparo para o casamento.
Infelizmente esse tempo do namoro tem sofrido prejuízo, em função de que muitos acabam vivendo já no namoro o que Deus reservou somente para o matrimônio. Outros acabam ignorando a bênção de Deus na vida matrimonial, e simplesmente decidem morar junto, para “ver se vai dar certo”, e infelizmente dão início a sua vida familiar de uma forma errada. Precisamos sempre lembrar que o casamento é uma instituição preciosa de nosso Deus, e que Ele quer abençoar as uniões matrimoniais e todas as famílias.
Já com o mês de maio, celebramos o Dia das Mães, um dia para refletir sobre a vida familiar, um dia para pensar em nossa família. Um dia que nós filhos louvamos e agradecemos a Deus pelas nossas mães e que as mães podem manifestar a sua gratidão pelo dom da maternidade.
Mas a pergunta é: Como está o dia-a-dia da sua família? Como está o seu tempo em família? Queridas famílias, como é importante ter um dia ao menos da semana para que possa ser dedicado a convivência e a comunhão. E nesse sentido a Palavra de Deus, nos dá uma linda orientação, a partir do terceiro mandamento: “Santificarás o dia do descanso”. Um seja, um dia da semana para ir ao culto e descansar. Um dia que vocês vêm para a casa de Deus, receber todas as coisas boas que Ele lhes entrega por meio do culto e que após, podem então almoçar juntos, passar a tarde juntos e viver a bênção de ser família.
O problema é que por vezes a falta de prioridade correta, o excesso de trabalho, o lazer (no caso do ir ao culto), tem privado muitas famílias de crescerem na graça, no conhecimento e na fé cristã. Tem privado as famílias do estar juntos e as tornado cada vez mais individualistas e desestruturadas.
Assim, queridas famílias, quero terminar lembrando vocês, que esta igreja está sempre de braços abertos para receber os bebês, as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e os idosos, pois a São Lucas é cada membro dela, independente da sua idade, e cada um é bem-vindo, especialmente nos cultos; eles são para todos, sem distinção. Que possamos todos adorar o criador.
Pastor Felipe Euzebio.
sábado, 4 de março de 2023
domingo, 26 de fevereiro de 2023
Dicas para viver a quaresma
Querido pode de Deus, estamos vivendo esse tempo tão precioso para o cristianismo. Nos próximos dois meses celebraremos os nossos cultos no tempo da quaresma e festejando a festa da Páscoa. Que época!
Mas qual a melhor forma de viver esse período do ano? Há muitos costumes e superstições quanto a quaresma, como: não comer carne vermelha, não ir a festas, fazer jejum e por aí vai; o que em si não há nada de errado, mas estas coisas nos servem como disciplina externa, que até pode ter algum valor e nos ajudar, contudo, nada se compara ao que realmente precisamos levar em consideração nesse período.
Por isso, quero trazer algumas dicas para que você e sua família possam aproveitar ao máximo esse tempo tão especial para a nossa vida cristã:
* Se você não tem o hábito de ir semanalmente aos cultos, aproveite esse período para criar esse costume.
* Leia e medite na palavra de Deus, especialmente nos textos dos evangelhos e Isaías. Abra o seu hinário e reflita sobre as letras dos hinos do tempo de quaresma.
* Ouça hinos e louvores cristãos, reflita sobre eles.
* Testemunha a respeito de Jesus, no seu contato com as pessoas, nas suas redes sociais, vamos nos unir e mostrar ao máximo para as pessoas o que é Páscoa de verdade.
* Aproveite esse tempo para a reconciliação, talvez você precise pedir ou dar perdão, deixar para trás as marcas negativas que te aconteceram.
* Faça da semana Santa um tempo de bastante reflexão da sua vida e principalmente não deixe de participar de um culto de Sexta-Feira Santa e Páscoa, que são momentos únicos. Lembre, celebrar a Páscoa é comemorar a festa mais importante para todos nós cristãos. É vitória de Jesus o nosso salvador, que possamos ecoar a mensagem: "Porque Ele vive, posso crer no amanhã".
Queridos irmãos, estou a disposição, para que juntos possamos viver esse tempo de uma forma única e intensa, a partir da Palavra do nosso Deus. Quero finalizar a reflexão com as palavras de Isaías 53, que é um texto extremamente profundo para o período em que estamos vivendo. Um abençoado período de quaresma, que Deus te abençoe e te guarde.
"Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos. "No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo.
Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.
Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o Senhor castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. "Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã. Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo. Foi sepultado ao lado de criminosos, foi enterrado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira".
O Senhor Deus diz: "Eu quis maltratá-lo, quis fazê-lo sofrer. Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados e por isso terá uma vida longa e verá os seus descendentes. Ele fará com que o meu plano dê certo. Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados.
Por isso, eu lhe darei um lugar de honra; ele receberá a sua recompensa junto com os grandes e poderosos. Pois ele deu a sua própria vida e foi tratado como se fosse um criminoso. Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados". Isaías 53.
Pastor Felipe Euzebio.