"Ó meu Senhor que grande dor, me causa o pecado. Que contra ti, eu cometi, me vejo condenado". Com as palavras do hino 353 do Hinário Luterano, iniciamos a nossa reflexão.
A igreja cristã vive o período da quaresma, onde lembra a sofrida caminhada de Jesus Cristo rumo a cruz. O profeta Isaías, falando desse período, escreve: "No entanto era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando". Cristo suportou os nossos pecados e foi condenado a morte de cruz inocente.
A Bíblia nos ensina que Deus criou o mundo perfeito, onde tudo era muito bom; porém o ser humano desobedeceu a Deus, se afastou dele e perdeu toda a vida perfeita que possuía, tornando-se a maior tragédia na história da humanidade. Com o pecado veio os desentendimentos, doenças, maldade, a morte, enfim, tudo que de ruim temos no mundo. O meio para reverter essa situação seria o pagamento pelos nossos pecados. Por essa razão, Cristo entregou a sua vida por nós.
Mas se a culpa foi minha, por que não eu? Não seria justo que nós enfrentássemos as consequências dos nossos erros? Que nós nos reconciliássemos com Deus?
Por que não eu? A única resposta que temos para essa pergunta é: amor. Não tem outra explicação. Foi o amor inexplicável de Deus pela humanidade."Porque Deus amou o mundo tanto, que deu seu único filho, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna". João 3.16
Foi por amor que Jesus se tornou um ser humano, foi por amor que Jesus assumiu a nossa culpa e enfrentou todo o sofrimento, a dor, angústia, até se entregar a morte.Unicamente por amor, por isso Jesus é o nosso Salvador e todo aquele que crê nele tem a vida eterna. Somente Jesus te salva dos teus pecados.
Aqui na Igreja Evangélica Luterana São Lucas, você pode conhecer ainda mais a respeito desse Deus de amor. Observe a nossa programação e participe conosco.
Concluo a nossa reflexão com a quarta estrofe do hino que iniciamos: "Ó meu Jesus, morreu na cruz por mim e meu pecado; por isso sei que não serei por ele rejeitado". Por que não eu? Porque Deus me ama muito.
Pastor Felipe Euzébio