quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O eu, o nós e a auto-estima

Vivemos um tempo em que as pessoas se amam. Um fenômeno de dimensão sem precedente na história do Ocidente.



A expressão “auto-estima”, como justificativa politicamente correta ou objetivo universalmente aceito para qualquer ação, está presente em cada conversa de cafezinho, em programas pedagógicos, no planejamento governamental, na boca de políticos e até de quem não sabe o que dizer. Você precisa de um bom motivo para justificar o que deseja fazer? Diga que faz bem à sua auto-estima; que você se ama.



Entre os crentes, a expressão já foi justificada biblicamente e aceita, sem receio de mundanismo: para amar o meu próximo como a mim mesmo, preciso primeiro amar a mim mesmo. Amar ao próximo, portanto, “requer” auto-estima.




Acho positiva essa moderna preocupação com a saúde do “eu”. Em especial, quando ela se materializa na cultura da saúde: na onda do “fitness” (malhação em academias) para qualquer idade, nas caminhadas, na hidroginástica, na comida saudável, na dieta da moda, nos “spas”, nas grelhas que eliminam a gordura, nos cereais matinais, nos iogurtes com bacilos, nos complexos vitamínicos, no consumo de fibras, na redução de colesterol, nos três litros de água por dia etc.




Essa moda traz também o cuidado com a mente e com o “eu espiritual”. Surgem, então, os livros de auto-ajuda, as revistas especializadas em bem-estar e forma física e mental; os gurus do anti-estresse, os mentores espirituais, os psicólogos pessoais (“personal shrinks”), conselheiros financeiros etc.




Não é difícil notar que toda essa preocupação com a saúde vem sendo incorporada pelas novas gerações como estilo de vida. Chega a assumir a força de religião. Por exemplo, uma caminhada no parque, hoje, é uma desculpa aceitável para recusar uma hora extra. Já estava agendada. Já no limite do aceitável, você pode justificar a falta a um casamento dizendo que tem trauma de casamentos à tarde. Bem, talvez compreendam que você está cuidando de sua auto-estima.




O lado saudável de tudo isso não deve, no entanto, nos encobrir uma sutil ameaça ao cristianismo: a confusão entre auto-estima e egoísmo. Nos dois casos, estou investindo em mim mesmo. Mas o “ego-ismo”, significando “eu-ismo”, tende a me afastar dos outros, levando-me a um individualismo que separa, isola. Temo que, em poucos anos, se tivermos que escolher entre nós e eu, o eu ganhe todas. Temo que a auto-estima se fortaleça às custas da solidariedade. E que esse eu se transforme em um dragão que devore a caridade; devore aquele amor altruísta que se faz “pão e vinho” e se derrama em serviço, em “lava-pés”.




Talvez eu esteja exagerando em meus temores. Queira Deus! Mas tenho orado, nesse sentido, por nossa igreja. Peço que a hipertrofia do nosso eu não nos conduza à transgressão. Peço por discernimento. Peço que aprendamos a cuidar de nós mesmos sem esquecer o ensino de Jesus: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24).



Texto de Rubem Amorese.


Colaboração do Pastor Iderval Strelhow.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

sábado, 17 de outubro de 2009

Dia dos Professores

“É preciso saber viver”, diz a música. Mas, como aprender? Quem ensina? Quem tem a autoridade, a responsabilidade, a tarefa e o privilégio de compartilhar desse ensino?

Pais e professores(as) são os mais envolvidos nessa fantástica viagem de crescimento no saber, saber fazer e no ser da criatura humana. Pais e educadores(as) marcam seus filhos e alunos. Quem ama educa, ensina e aprende junto.

Prezado(a) Professor(a): Obrigado por sua contribuição, sua dedicação, pelo servir, fundamentais nesta que é uma casa do saber!.

Desejamos a você muita alegria e muitas conquistas neste seu desafio de educador(a).

Muito obrigado! E parabéns pelo seu dia!

Texto do Pastor Grasel.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pastoral da ULBRA reencena O Filho Pródigo

A Pastoral da ULBRA Canoas reencena uma das mais belas histórias de amor. A Cantata Cênica O Filho Pródigo fala do amor de um pai por seu filho, demonstrando através da história, o amor de Deus por toda a humanidade, seus filhos.


Adaptada pelo capelão de música da Instituição, Paulo Brum, a cantata O Filho Pródigo conta com a participação de mais de cinquenta pessoas, além da Orquestra e Coro Sacros.





Com entrada franca, O Filho Pródigo ocorre no dia 15 de outubro, às 19h, em uma homenagem especial ao Dia do Professor. No dia 16, às 20h, será apresentada à comunidade acadêmica e externa.



Saiba mais sobre a história do Filho Pródigo no livro bíblico de Lucas, capítulo 15.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Video Clipe 7

Hoje temos a música Cantai Alegremente,
que fala das maravilhas que Deus faz ...




... interpretada por André Cardoso.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Encontro de Casais

Dia 26 de setembro aconteceu nosso 5º Encontro de Casais do ano.

Estavam 10 casais presentes.

As crianças, como sempre bem comportadas, brincaram à vontade.

Após o estudo feito pelo Pastor Iderval, enquanto todos disponibilizavam as mesas da melhor forma, o "Chef" da noite nomeado Rodrigo e sua auxiliar Shaiana foram para a cozinha preparar uma massa na pressão do Schmidt. Em 15 minutinhos já estavam todos se deliciando.

Depois a maioria jogou fla-flu e ping-pong, onde até teve a famosa "revista".

Para aqueles que pediram a receita, e para quem não pediu, aqui vai o link para download:
Bom apetite!