terça-feira, 28 de julho de 2015

Pobre

Você acredita na história de que pessoas menos favorecidas financeiramente, quando agem de maneira errada, estão apenas reagindo à desigualdade social? Que os muitos pobres agem erradamente por culpa da sociedade, ou por serem explorados, ou por causa da concentração de renda, ou... ? Ou seja, que fazer algo errado não seria uma escolha moral, mas ação de uma vítima das circunstâncias?

Pois veja o que aconteceu em Porto Alegre, em função de um jogo de futebol, há alguns anos. Cambistas pagaram papeleiros para irem para a fila comprarem ingresso, em troca de, digamos, 10 ou 20 reais. Estes foram, compraram e, na hora de receber, o que aconteceu? Nada. Não receberam. O pobre roubou o mais pobre. O pobre não pagou o pobre. O ser humano mostra sua cara: alguns cambistas não pagaram o que prometeram.



Neste assunto, a Bíblia tem algo a dizer. Não é o dinheiro que nos faz maus, nem a pobreza que nos purifica. O fato é que o ser humano tem o erro, a maldade dentro de si. E se não for transformado de dentro pra fora, não tem dinheiro, fachada ou cara de coitado que ajude. A paixão e a cobiça vão predominar. Vão instigar a maldade básica, lá no fundo, e, nessa hora, todos querem marcar gol, de placa ou de mão.

A única troca 100% confiável é com Jesus Cristo. Ele troca maldade por perdão, erro por correção. Por meio da fé Nele, troca o que de pior nós temos, pelo melhor que Ele quer nos dar. E não cobra 10 vezes o preço, como muitos cambistas de ingresso fazem.

Na verdade, não cobra nada. Tudo de graça. Um presente de amor.

Pastor Lucas André Albrecht