quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Boa-nova de grande alegria

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2.10,11 | RA)
 
O nosso Deus tem um prazer enorme em dar boas notícias. A primeira delas já aparece em Gn 3.15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Adão e Eva tinham acabado de desobedecer ao Criador e, assim, caíram em pecado. Então Deus deu a notícia, que era uma promessa, de que enviaria ao mundo o Salvador para tratar e sarar o pecador. Esta foi uma notícia de vida e de paz. Adão e Eva, apesar do pecado e das suas consequências, podiam viver na certeza de que não seriam abandonados por Deus e de que no fim receberiam tudo de volta como tinha sido no princípio.
 
Essa promessa de Deus continuou viva e muitos profetas deram ao povo da aliança inúmeras notícias. Algumas vezes notícias duras para chamá-lo de volta. Mesmo assim eram boas notícias, pois Deus queria que o seu povo ficasse bem perto Dele para amá-lo e abençoá-lo. Até que um dia, o Senhor decidiu que a Salvação deveria se encarnar. Era chegado o momento das pessoas verem o Filho de Deus prometido para Adão e Eva. Essa era a hora esperada por todos aqueles que confiaram na Palavra de Deus.

Para colocar o seu plano em ação, Deus movimentou o céu e a terra, mostrando que a criação continuava debaixo de seus cuidados. Um verdadeiro “time” de anjos foi escalado para levar a melhor de todas as notícias: a Salvação estava se encarnando no Menino que nasceu em Belém.
 
Os anjos, criaturas e servos de Deus, cumpriram com alegria a missão de anunciar todos os eventos do primeiro natal. Começaram dando a notícia para um casal cuja mulher, Isabel, não podia ter filhos. Seu marido, Zacarias, duvidou da mensagem do anjo, mas se alegrou imensamente com o nascimento de João Batista, o precursor de Jesus. Também Maria recebeu a notícia de que seria mãe, mesmo sendo virgem. Ela ouviu do anjo a alegre notícia de que Deus estava contente com ela, por isso lhe deu a honra de ser a mãe do Salvador. Os anjos ainda alegraram a José com a notícia de que era obra do Espírito Santo o que estava acontecendo com sua noiva, e também aos pastores de ovelhas que ficaram contentes por poderem conhecer o Messias, e assim fazer parte do plano de Salvação.
 
Os mensageiros de Deus, os anjos, compartilharam a notícia – a boa nova de Salvação – para todo o povo. Começando com Israel e chegando até nós. A boa notícia do natal é: a graça e a salvação que nos vem através de Jesus são universais. Sendo universais não são somente para nós ou somente nossas, mas são para todos. Hoje, somos nós os mensageiros do natal, ou melhor, da boa nova do natal. Para essa missão Deus nos chama e nos capacita. E como os anjos, que estiveram e estão a serviço de Deus, vamos anunciar as boas novas de Salvação. Pois, já nasceu o Deus-Menino que veio trazer o perdão e a paz com Deus e com o próximo. E, desta forma, com toda a cristandade na terra e com a milícia celestial, podemos louvar a Deus dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” (Lc 2.14). Amém.

 Feliz Natal!

Pastor Iderval Strelhow