segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vamos indo...não há como parar!

          Ah, os nossos dias! Já estamos em outubro! Natal já é logo ali. Olhando fotos antigas se percebe o quão rápido passam os dias da nossa vida. Quanto mais avançamos em nosso tempo, mais se mostram verdadeiras as palavras de Jó: “O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece”. E o Salmista completa: “(o homem)... de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca”.

                          Não são poucas as vezes em que Deus nos lembra da brevidade de nossos dias. Através do profeta Isaías, ele nos diz: “Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam”. É verdade! Ou não é? Os nossos dias vão indo e nós vamos indo com eles. É da cultura popular o provérbio: “quando se tem muito, pouco se valoriza. Mas, quando há pouco, muito valor se eterniza”. Talvez a razão de tantas vezes sermos tentados a dar pouco valor aos nossos dias seja a ilusão de que ainda teremos muitos pela frente para reajustar, corrigir, fazer de novo, ter novas chances. Puro engano! Somos como a flor do campo: por um breve tempo. Talvez únicos. Pois um dia só se vive uma vez, e todos os dias vão indo e nós com eles. Nossas energias, nossos amores, nossos sonhos, nossa saúde, tudo vai indo.
                 
          Por isso é tempo de repensarmos os nossos dias, que só Deus sabe quantos ainda serão, mas que hoje ainda os temos. Que cada manhã comece com a lembrança de que dias bem vividos, floridos, coloridos e alegres são aqueles em que os frutos do Espírito “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” enfeitam o nosso viver.
                 
          O ontem? Esse já era! “Não adianta chorar pelo leite derramado”, diz outro velho provérbio popular. Mas o hoje pode ser  todo novo. O perdão que hoje pedimos, damos e recebemos pode inaugurar novos dias em nossa vida e na vida das pessoas que convivem conosco. Se são tão poucos dias a viver, porque estragar o dia de hoje com as “sujeiras” de ontem? Basta! Todos os dias somos lavados no sangue do Cordeiro, Jesus Cristo. O seu perdão apaga todos os nossos erros de ontem. Hoje, pela sua palavra e promessa, nascemos outra vez para um dia totalmente “novo”, que, como todos os demais que ainda teremos pela frente, também vai indo, e nós vamos indo com ele...
                 
          Em outras palavras, a nossa vida é uma grande viagem. E ao longo desta estrada de mão única, em que não há retornos, passamos por grandes retas, curvas, subidas, descidas, paisagens belas e outras nem tanto. Também não faltam as alegrias, as tristezas, as dificuldades, as realizações, os medos, as conquistas. E o mais importante: vamos encontrar muitas pessoas, de todas as idades, todas indo na mesma direção; muitas sem saber para onde vão. Mas, nós cristãos, sabemos para onde vamos e com quem viajamos, e que, só com ele, chegaremos lá!
                 
          Por isso, “Segui em paz, por bom caminho, / com Cristo, vosso Protetor, / o qual vos guia com carinho / em seu desvelo amparador. / Seus anjos vos protegerão / e em suas mãos sustentarão, / Jesus dará divino abrigo / a quem com ele viajar; / não tema, pois, qualquer perigo / que dele venha se acercar. / O Salvador bem perto está / e suas bênçãos proverá. / Por isso, seja noite ou dia, / não deves nunca recear / desgraça em sua companhia / na terra, no ar ou vasto mar. / Com ele unido em oração, / terás segura proteção. / Entrega todo o teu destino / ao poderoso Salvador, / que ao desditoso peregrino / salvou por seu divino amor. / Com ele irás um dia entrar / nos céus, feliz a descansar” (Hinário Luterano – hino 507)

Pastor Ondiekson F.Lenke

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 33


A Reunião Ordinária de Diretoria ocorreu dia 10 de agosto de 2013 e no link abaixo está disponível para download a ata: