terça-feira, 18 de junho de 2013

As bênçãos do culto

No estatuto de uma congregação constam nome, endereço, composição, fundamentação doutrinária, administração e finalidade da mesma. Um artigo que não é contemplado, mas que não deveria faltar, é aquele que firma o compromisso dos congregados de participar regularmente dos serviços religiosos, cultos e Santa Ceia. O culto é encontro de Deus com o seu povo, no qual são oferecidos perdão dos pecados, vida, salvação e bênção. É, também, o encontro do povo de Deus, para agradecer, louvar, ofertar, buscar e receber perdão. Nesse encontro, a fé é fortalecida e o ânimo para viver e testemunhar o amor de Deus, restabelecido.

O relato bíblico de hoje contempla os seguidores de Jesus, a congregação cristã primitiva, em reunião. O espaço, Alpendre de Salomão, era conhecido pelos freqüentadores do templo de Jerusalém. Ali, Jesus fora interrogado se ele era o Messias, ao que respondeu: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão” (João 10.27-28). Os seguidores de Jesus compreenderam a necessidade de se reunir constantemente num espaço público, e o povo falava muito bem deles.

Como está a sua congregação? Você participa sempre, de vem em quando ou raramente dos cultos? Você fala bem dela? Que diz o povo a seu respeito?

Participar de uma congregação cristã é vantajoso, pois nela Deus vem ao encontro da pessoa para acolher, perdoar e fortalecer.

Pastor Ildo Schlender

sábado, 1 de junho de 2013

Orar faz diferença?

       Qual é a pessoa mais ocupada que você conhece?

       Ninguém foi tão ocupado como Jesus. Em apenas três anos de ministério, ele precisou ensinar, curar, preparar os discípulos. Mesmo assim, sobrou-lhe tempo para orar.

       Muitas pessoas pensam que orar é perda de tempo. Entendem que, nesta hora, poderiam fazer algo prático e concreto. A realidade, porém, é outra. Enquanto oramos, ganhamos tempo, pois reconhecemos a importância da bênção de Deus e da ajuda que precisamos. Sem isso, o nosso trabalho é inútil e vão.

       Jesus orava sempre e não apenas em momentos difíceis. Quantas vezes nos colocamos em oração, pedimos com fervor e insistência! Quando a situação se resolve, esquecemos de Deus e nem sequer lembramos de agradecer.

       Muitos também usam a oração como último recurso, quando não há mais o que fazer. Quem sabe, poderíamos inverter essa ordem e pedir a benção e a orientação de Deus antes das coisas começarem a acontecer: antes da viagem, antes da aula, antes de fazer o negócio, antes dos relacionamentos.

       Jesus orou pela unidade dos cristãos. Apesar dessa oração do Mestre, as igrejas estão divididas, o que nos deixa tristes. Também as nossas orações nem sempre são atendidas como nós queremos. Mesmo assim, não devemos esmorecer; devemos levar ao Pai as nossas preces, na certeza de que ele leva tudo a bom termo.

       Aproveitemos o dia para orar a Deus pela unidade da nossa família, pelas nossas mães e pelos nossos filhos, assim como Jesus orou por nós.

Pastor Flávio L.Hoerlle