terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O amor que não separa, mas que aproxima

Já estamos em 2013. Chegamos ao final de um período e um novo já começou. Logo é oportuno fazermos algumas reflexões sobre a nossa vida. Pensar no que fizemos nos ajuda a corrigir falhas e a repetir acertos. Como foi 2012 para você? Mais acertos ou erros? Mais brigas ou perdão? Mais intolerância ou paciência? Mais alegrias ou tristezas? Mais choros ou sorrisos? Mais indiferença ou amor? Mais dúvidas ou fé? Em 2012 você mais se separou ou se aproximou de Deus?
Com certeza o maior problema foi o nosso pecado. O pecado nos separa de Deus. É esta separação que nos causa sofrimentos em relação ao próprio Deus e ao próximo. Além disso, sabemos que, por causa do pecado, não conseguimos nos aproximar de Deus. E a vida longe de Deus é uma vida triste e sem perspectivas.
Felizmente, Deus vem ao nosso encontro e se aproxima de nós. Com seu amor, Jesus vem nos abraçar com o seu perdão. Com a sua imensa misericórdia Jesus vem nos trazer as bênçãos do Pai. Cristo vem para transformar e mudar toda a nossa vida. Ou seja, Deus se aproxima e nos abraça com seu amor para fazer de nós pessoas amadas e felizes.
Deus não se separa de nós, e se aproxima, por causa do seu amor. É do amor de Deus que o apóstolo Paulo nos fala em Rm capítulo 8.31b-39. Essa Palavra de Deus nos enche de fé e coragem para enfrentarmos mais um ano na certeza da presença do amor de Deus em nossa vida.
O texto de Paulo que encerra o capítulo 8 da carta aos Romanos nos fala sobre o imutável amor de Deus em Cristo. É um hino de triunfo e de fé vitoriosa. É um texto dirigido aos cristãos. Com ele Paulo quer nos entusiasmar na fé e nos dá a certeza de que Deus é misericordioso em Jesus. Se Deus está no controle de toda a nossa vida, podemos descansar. O apóstolo Paulo deseja que entendamos que nada se compara ao amor de Deus e a glória futura no céu. Diante disso, a quais conclusões podemos chegar a partir do texto de Paulo?
1.      Deus está do nosso lado. Ele nos chamou para sermos dele e nunca nos abandonou, por isso, nenhum inimigo pode nos prejudicar, suas intenções sempre devem dar em nada – este é o grito de vitória do cristão.
2.      Quem vai acusar aqueles que Cristo salvou? É Deus quem nos declara justos. Nenhuma condenação pesa sobre nós. Pois: Cristo morreu por nós – Ele ressuscitou – Está vivo no céu – E intercede por nós.
3.      Deus escolheu nos amar em Cristo. A prova desse amor foi a entrega do seu Filho por amor a nós. Ora se Deus nos deu seu Filho será que não nos dará todas as outras coisas também? Todas as bênçãos de Deus, que Ele pretende dar aos seus filhos, estão conectadas a Cristo. Portanto, quem tem Cristo, tem as incontáveis bênçãos de Deus. Em Jesus recebemos as riquezas dos tesouros da misericórdia de Deus. E a vida no céu é a plenitude de tudo isso.
4.      Quem pode nos separar ou arrancar do amor de Cristo? Paulo mostra sua confiança. Ele está sobre um monte de confiança de onde vê os seus inimigos impotentes, e olha para frente e para o alto na certeza do triunfo total. Por causa do seu amor, estamos ligados pela fé a Cristo. Por isso podemos perguntar: Será que alguém ou alguma coisa é capaz de romper o laço de nossa comunhão com Cristo e tirar de nossos corações a fé? Paulo cita algumas situações da vida que poderiam nos desanimar e derrubar a nossa fé: tribulação, as dificuldades, angústias ou emergências semelhantes; perseguições; fome, nudez, perigo. Ao citar o texto do Salmo 44.22, Paulo mostra que o povo do Antigo Testamento também lamentava os sofrimentos pelos quais passavam por estarem ao lado de Deus. Mas, Paulo repele todas essas coisas e afirma convicto que diante de tudo isso somos mais que vencedores por causa daquele que nos amou. Por causa da vitória de Cristo, nossos inimigos já estão vencidos. Então Paulo conclui: Pois tenho a certeza, estou convicto (como todo o cristão pode e deve estar), de que nem a morte, o martírio, nem a vida com todas as amarguras e alegrias que ela pode nos oferecer, nem os anjos e autoridades celestiais, nem o presente e o futuro, nem altura ou profundidade, nem as forças lá de cima e nem lá de baixo que são inimigas de Deus, serão capazes de nos separar, de cortar nossa união íntima com o amor de Deus que é nosso por causa de Cristo Jesus. Essa deve ser a nossa certeza todos os dias. Esse deve ser o nosso hino que expressa a nossa fé.
A Palavra de Deus nos ensina:
o       Deus por nós: é o resumo em três palavras da história da redenção, da história do livre amor de Deus que se concretizou no envio do Emanuel, Deus conosco.
o       Com isso podemos derrotar nossos inimigos.
o       A história do amor de Deus foi escrita com o sangue de seu Filho Amado. Deus não poupou seu próprio Filho, por amor. Jesus suportou a penalidade de nossos pecados e pagou por todos eles.
o       Por amor, Cristo virá nos buscar para nos dar a vida eterna.
Também em 2013 o eterno amor de Deus, em Cristo Jesus, estará conosco, para nos aproximar uns dos outros e para nunca nos separarmos do Pai. Feliz Ano Novo no amor de Deus que não separa, mas aproxima. Amém.

Leia em sua bíblia: SL 90.1-12; IS 30.15-17; RM 8.31b-39; LC 12.35-40.
Pastor Iderval Strelhow.