terça-feira, 31 de julho de 2012

Seguindo o modelo ideal

Os humanos são grandes imitadores. É comum buscarmos um modelo ou termos outra pessoa como referência, especialmente quando se trata de profissão, do caráter ou da conduta. Aliás, é verdade também que as crianças buscam modelos, e imitam muito os adultos. Isso até se torna uma preocupação para nós, porque nem sempre somos modelos ideiais.
Seríamos bons exemplos se conseguíssemos viver sem pecado. Ou seja, por nós mesmos, não podemos ser modelo para ninguém. Por isso, o apóstolo Paulo nos dá um conselho especial: “tenham as qualidades que Jesus tem” (Rm 13.14). Paulo está nos ensinando que somente Jesus é o modelo perfeito. Ter as qualidades de Cristo é o ideal, e viver conforme ele nos ensinou é o nosso desafio. Somente com Jesus no coração seremos um exemplo para o próximo.
Quando cremos em Cristo, vencemos a nossa velha natureza que nos conduz ao pecado. Naturalmente temos o desejo de desobedecer à vontade de Deus. Quando isso acontece, damos um mau exemplo. Mas Jesus paga a nossa dívida e nos fortalece para vivermos uma nova vida.
Nós temos o modelo ideal para seguirmos: Jesus. Em tudo ele foi perfeito e, por isso, agradou ao Pai. O Filho de Deus tem inúmeras qualidades que podem ser traduzidas em dois mandamentos: ele amava a Deus acima de tudo e amava os outros como a si mesmo. Tanto que ele morreu por nós. Ou seja, Jesus nos ensinou que o modelo ideal de vida cristã é servir a Deus e ao próximo. E, para isso, temos de sufocar os desejos da natureza humana que é descrente e egoísta.
Jesus e suas qualidades nos são apresentadas em sua Palavra. Nela encontramos todos os verdadeiros ensinamentos para seguirmos o modelo ideal, que é Cristo.

Pastor Iderval Strelhow

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 24

A Reunião Ordinária de Diretoria ocorreu dia 16 de junho de 2012 e no link abaixo está disponível para download a ata:

Clique aqui para fazer o download da Ata

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fortalecidos para produzir mais

Dizem que quanto mais uma pessoa tem, mais ela quer. Será verdade? Em relação a algumas coisas, sim – já para outras, não. Por exemplo: quem tem saúde, quer mais; quem terminou uma etapa dos estudos, quer mais; já quem está com dívidas, quer se livrar delas; e quem está com problemas, não quer outros. Ou seja, queremos mais em relação a tudo aquilo que nos traz felicidade.

Como aplicar isso à nossa vida? Jesus, no texto do evangelho de João, diz que Deus “poda” os ramos para que eles produzam mais frutos. De uma forma figurada, Jesus se compara à videira. Ele disse que nós somos os ramos e ele é a videira. Ou seja, estamos ligados nele. Por isso, a nossa produção será boa se estivermos verdadeiramente unidos com ele.

O pecado nos afasta de Jesus, e longe dele nos tornamos ramos sem frutos. Mas somos ligados à videira novamente pelo perdão, que nos capacita a produzirmos frutos. Quando estamos unidos com a videira, somos “podados” pelo agricultor, que é o Pai, a fim de produzirmos mais frutos ainda.

Através de seus ensinamentos, Jesus nos limpa dos pecados e nos fortalece para a boa produção. Também aprendemos que, mesmo em meio aos sofrimentos, somos mantidos ligados à videira. E, dessa forma, podemos amar ao próximo, assim como Jesus nos amou. A partir desse fruto podemos produzir outros, tais como a paciência, o perdão, a bondade, a humildade, o domínio próprio e o testemunho, não visando o nosso bem, mas o do próximo. A produção desses frutos não pode parar. E Jesus nos garante a força para produzirmos sempre mais.

Pastor Iderval Strelhow

sábado, 14 de julho de 2012

Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 23

A Reunião Ordinária de Diretoria ocorreu dia 12 de maio de 2012 e no link abaixo está disponível para download a ata:

Clique aqui para fazer o download da Ata

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fomos escolhidos para servir


Na Bíblia, o profeta Isaías afirma que Jesus é o servo de Deus que foi escolhido para dar a salvação a todos os povos. Essa era uma grande notícia. Mas essa alegria custou a vida de 
Cristo. O plano de salvação incluía o sofrimento e a morte do Filho de Deus.
Isso de fato precisava acontecer, porque o pecado criou um abismo entre nós e Deus. Por isso, as notícias eram piores possíveis. O pecado trouxe a morte, o sofrimento, a dor e a condenação e, por conta própria, não poderíamos sair dessa situação.

Mas Deus providenciou tudo para nos colocar perto dele novamente. O plano começou com a escolha do Salvador Jesus. Ele foi enviado para provar todo o amor do Pai pelas pessoas. Jesus foi a boa notícia dada por Deus pelos profetas e pelos anjos a toda a humanidade. Com a sua vinda, seus ensinamentos, sua morte e ressurreição, Jesus mostrou que o mais importante é servir em amor. Por isso, ele é o maior exemplo de servo.

Fomos beneficiados com a ação de Jesus. Por ele fomos incluídos no grupo dos que creem, que recebem o perdão e que confiam na salvação. A boa notícia de Deus já faz parte da nossa vida. Fomos escolhidos em Jesus para recebermos bênçãos espirituais e servirmos ao próximo.

Jesus nos dá o Espírito Santo para nos motivar a levarmos o evangelho a todos, para animar os aflitos e dar liberdade aos pecadores. Isso significa servir a Jesus em gratidão por tantas bênçãos recebidas. Servir a Jesus, na vida do próximo, é um privilégio para os cristãos. É uma atitude de amor, de alguém que sente que é amado por ele.

Pastor Iderval Strelhow