domingo, 29 de janeiro de 2012

A história se repete

As notícias não mudam, sempre com os mesmos ingredientes e temperos. No dia 15 de janeiro de 2009 um avião com 155 passageiros fez um pouso forçado no Rio Hudson e o piloto virou herói nos Estados Unidos. Foi o último a sair e salvou a todos. Exatamente 3 anos depois tem este acidente do navio Costa Concórdia, só que o comandante fugiu e virou traidor. A relação destes dois fatos me chamou atenção, porque em 2009 as leituras bíblicas da liturgia cristã são as mesmas deste ano, e uma delas é a história de Jonas, o profeta que fugiu de Deus. Deus mandou “voltar a bordo” e cumprir a missão. Lembro que naquele sermão fiz um paralelo entre o piloto que ficou e o profeta que fugiu. No domingo passado o texto bíblico voltou, e pude dizer que Jonas fez igualzinho ao comandante do navio.

Sempre me atrevi em fazer ligação de fatos atuais com as narrativas bíblicas, e fico assombrado nas reincidências. Mudam os nomes, os lugares, as datas, mas os casos permanecem. Calamidades, acidentes, assassinatos, guerras, corrupção, enfim, tudo o que está nos jornais e fora deles, é notícia velha. O Sábio da Bíblia já dizia: “O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo” (Eclesiastes 1.9).

É por isto que estamos tão ávidos por novidades, a ponto de cometer loucuras. Francesco Schettino, entediado em navegar na rota, inventou algo diferente, e deu no que deu. Os registros da história são os melhores mestres, e deveríamos escutar os seus conselhos – no que deu certo e no que deu errado. Este é o sensato ensino neste planeta que ainda gira: tem coisas que não devem mudar. Como, por exemplo, as leis da honestidade, fidelidade, respeito, amor, família, trabalho... Mas estamos seguindo outros caminhos. Ainda bem que o Criador “não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão” (Tiago 1.17).

Por isto mesmo ele é o único que pode parar a repetição da nossa história e escrever outra.

Rev. Marcos Schmidt

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ata de Reunião Ordinária de Diretoria 21

A Reunião Ordinária de Diretoria ocorreu dia 10 de dezembro de 2011 e no link abaixo está disponível para download a ata:

Clique aqui para fazer o download da Ata

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Programa de Natal

Algumas canções da noite do Programa de Natal no dia 24 de dezembro.




São elas:




Chorinho Natalino;


Eu queria ser...;


Noite Feliz.




Todos estão de parabéns pela organização!

domingo, 1 de janeiro de 2012

A misericórdia de Deus é para sempre

“O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia” (Sl 111.4).

Já estamos em 2012! O ano de 2011 já passou, e em nossa lembrança ficou. O que esperamos do novo ano? O que vai acontecer? Talvez, diante das incertezas podemos ficar com medo. Afinal de contas, sabemos que no próximo ano, assim como foi em 2011, nem tudo foi alegria, também houve tristezas, dificuldades e problemas. Mas assim como aconteceu no ano que passou, Deus continuará conosco em 2012. E como diz o nosso texto bíblico, o Senhor fará coisas maravilhosas, das quais não nos esqueceremos jamais. E porque o Senhor é bom e tem muita misericórdia o nosso medo dá lugar a coragem e a desconfiança sai de cena para que a fé conduza todo o nosso viver.

A presença e a misericórdia de Deus não apenas nos garantem muitas realizações, como também nos anima e fortalece naquilo que não foi possível realizar. Sabemos que em tudo é Deus quem nos guia e tudo o que conquistamos e realizamos são provenientes das bênçãos amorosas do Pai Celestial. Essa segurança podemos ter todos os dias. Pois Deus age em nós e por nós. Não seremos abandonados por Deus em 2012.

Querida congregação São Lucas, vamos louvar e agradecer ao Senhor por todas as realizações de 2011. E foram muitas. Podemos ter a certeza que 2011 foi um ano muito abençoado para todos nós. E rogamos a Deus que continue nos assistindo com a sua misericórdia em 2012 e em toda a nossa vida para que tenhamos força e ânimo para realizarmos tudo aquilo que ainda está por fazer. Vamos nos colocar à disposição para o trabalho na seara do Senhor realizando a missão, externa e interna, para que a casa de Deus, a Igreja, esteja sempre cheia. Se atingirmos esse objetivo estaremos cumprindo a missão que Jesus nos confiou que é de pregar o evangelho a todas as pessoas. Que venha 2012 e todos os seus desafios, estamos confiantes porque o Senhor lutará conosco e a sua bondade e misericórdia sempre nos acompanhará.

Feliz Ano Novo a todos vocês!

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pelo ano que passou. Esteja conosco em 2012 com a sua bondade e grande misericórdia. Amém.

Leia o Salmo 111.

Pastor Iderval Strelhow.