terça-feira, 29 de novembro de 2011

Reunião da Diretoria 14

No dia 19 de novembro as 9 horas foi realizada mais uma reunião da Diretoria. Além de ser montada a pauta da próxima Assembléia Geral que vai acontecer no dia 04 de dezembro foram discutidos os seguintes assuntos:

A Diretoria está empenhada na aquisição e instalação de um sistema de ar-condicionado, todavia, como se trata de uma aquisição patrimonial de um valor financeiro considerável, foi decidido apresentar o projeto e solicitar a autorização da Assembléia antes de iniciarmos.

Frente ao rompimento de contrato com a empresa terceirizada que fazia a faxina, estamos negociando com outras duas, sendo assim, logo haverá nova empresa prestando serviços na área de limpeza.

A Diretoria aprovou a proposta de presentearmos os dois estudantes que se formarão em dezembro, restituindo a eles o valor das suas respectivas formaturas, além disso, será disponibilizado a cada membro que desejar alcançar algum valor em dinheiro para complementar o presente.

Sobre a questão dos Confirmandos, a Diretoria e seu Pastor estão preocupados com a decisão, mas foi decidido conversar mais sobre o assunto antes de se adotar qualquer postura mais rígida.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A proibição do crucifixo

Alguns grupos no Rio Grande do Sul estão enviando aos deputados estaduais e vereadores de Porto Alegre um pedido para que sejam retirados os crucifixos das repartições públicas – escolas, delegacias, tribunais e outros locais. O argumento deles vem da Constituição que garante liberdade religiosa e a separação entre estado e religião. Com isto, pretendem afastar a influência religiosa de decisões polêmicas, como o casamento homossexual, aborto e outros assuntos.

O crucifixo (Jesus pregado na cruz) é o principal símbolo para católicos e algumas igrejas protestantes. Lutero era favorável à iconografia, isto é, a mensagem comunicada pelos ícones, ao contrário de seu conterrâneo Carlstad, que liderou um movimento iconoclasta – literalmente “quebrar imagens”. Para Lutero, a igreja não deveria perder a referência dos símbolos litúrgicos nem o exemplo dos cristãos do passado, e por isso não restringiu o uso das imagens, mas sim, rejeitou a função mediadora conferida a elas – só Cristo é o Mediador entre Deus e os seres humanos (1 Timóteo 2.5).

Agora o Cristo crucificado gera ofensa e escândalo (1 Coríntios 1.23) no aspecto político e social. Lembram que o estado é laico, mas esquecem que as pessoas são religiosas e, na prática, religião e política se misturam. Por isto, ao proibirem símbolos cristãos em repartições públicas, terão de abolir o Dia de Finados, o Domingo, o Natal, a Páscoa, o nosso Calendário Gregoriano com a idade de Jesus, derrubar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, e um mundo de coisas construídas sob influência da cultura cristã. E mesmo quando os símbolos da igreja já perderam o sentido e a compreensão popular, creio que restringir a exibição de um símbolo cristão, isto sim, é inconstitucional.

Um juiz federal bem disse ao refletir o aspecto moral: "O crucifixo nas cortes é uma salutar advertência sobre a responsabilidade dos tribunais, sobre os erros judiciários e sobre os riscos de os magistrados atenderem aos poderosos mais do que à Justiça".

Pastor Marcos Schmidt


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

2º Retiro de Casais 2011

O 2º Retiro de Casais ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro em Santo Antônio da Patrulha.
Tivemos a presença de 9 casais.

Abaixo você confere um breve resumo do que ocorreu.




Caso queira ter esse video,
clique aqui para download

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ata de Reunião Extraordinária de Diretoria

A Reunião Extraordinária de Diretoria ocorreu dia 29 de outubro de 2011 e no link abaixo está disponível para download a ata:

Clique aqui para fazer o download da Ata

sábado, 5 de novembro de 2011

Somente pela Escritura. Somente pela Fé. Somente pela Graça.

O mês de outubro é muito especial para a igreja cristã e também para os luteranos. É o mês em que lembramos e festejamos a Reforma, iniciada por Martinho Lutero.

Somos frutos da Reforma Protestante, por isso, carregamos uma herança que é uma das bases do pensamento de Lutero: Somente pela Escritura; Somente pela Fé; Somente pela Graça. Esse tripé é a sustentação da verdade bíblica de como as pessoas recebem o perdão dos seus pecados e como são salvas. Lutero afirmou isso em uma época em que a igreja ensinava que as pessoas eram salvas mediante suas obras e também pela compra das indulgências. Essa coragem de Lutero devolveu a Igreja a luz da Palavra divina e também colocou novamente Cristo como o centro da vida, não somente da igreja, mas também, dos cristãos.

Através do ensino de Lutero sobre, Somente pela Escritura, pela Fé e pela Graça, temos:

A Escritura: É na Escritura Sagrada que estão registrados os ensinos para uma correta vida cristã. A

Escritura nos fala que Jesus precisa ser o centro de todo o ensino, enfim, de toda a vida dos filhos de Deus. Toda a Escritura Sagrada, como escreveu o apóstolo Paulo a Timóteo e a todos nós, ...“é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2 Tm 3.16). O apóstolo Paulo também nos ensina em 2 Tm 3.15, que as Escrituras Sagradas podem nos dar a sabedoria que leva à salvação, através da fé em Jesus Cristo.

A Fé: A Fé é um presente de Deus que recebemos no Batismo, pelo ouvir do Evangelho e que alimentamos

através da Santa Ceia. A Fé em Cristo nos salva, e também nos faz confiar no perdão. E por ela também temos a certeza que Deus existe e que um dia vamos morar com ele no céu para sempre. É pela nossa Fé em Jesus que somos aceitos por Deus, assim, aprendemos com o apóstolo Paulo em Rm 4.3: “Abraão creu em Deus (teve fé), e por isso Deus o aceitou.” Esta verdade bíblica, Lutero apenas reafirmou.

A Graça: O apóstolo Paulo nos diz em Efésios 2.8, que é pela Graça de Deus que somos salvos, e assim

como a Fé, a Graça é um presente de Deus. A Graça de Deus, é o favor dele por nós, mesmo que não mereçamos. Por isso, cremos que o que temos e somos é pela Graça de Deus. Lutero tirou a imagem de um Deus vingativo e punitivo para nos revelar Deus cheio da Graça.

Essas verdades movimentam a vida da Igreja cristã, e a nossa também. Por isso, é fundamental que reafirmemos a cada dia os ensinos bíblicos da Reforma Protestante.

Além disso, de ter e viver nessas verdades, precisamos torná-las vivas também para aqueles que ainda vivem na escuridão. É preciso anunciar Cristo. Falar dele a todos. Contar a verdade sobre Jesus e o modo certo de as pessoas irem para o céu. Lutero sempre quis que isso acontecesse. E com certeza a sua vontade foi feita. Agora temos esse maravilhoso tesouro nos nossos corações e nas mentes. O que vamos fazer com ele? Guardá-lo? Escondê-lo? Ou dividi-lo?

Nós, os Luteranos, que também somos cristãos, cremos, confessamos e afirmamos à luz da Palavra imutável de Deus, que as pessoas são salvas somente pela fé em Jesus Cristo. Essa é a base da nossa doutrina e é a verdade revelada na Bíblia Sagrada.

Então não vamos perder tempo! Vamos agir imediatamente! Existem muitas pessoas esperando ansiosamente para conhecer o que nós já conhecemos – o significado de Somente pela Escritura – Somente pela Fé – Somente pela Graça. Existem muitas pessoas precisando conhecer a Jesus. E nós podemos acabar com essa espera na vida do próximo. Não esqueçamos: somente Jesus pode salvar e aquecer o coração do pecador. O nosso coração já está aquecido e já temos a certeza da nossa salvação, por isso, temos ânimo, fé e coragem para falar da salvação a muitos. Não vamos deixar para outro dia, vamos falar hoje, agora e sempre de Jesus. Ele é vida, perdão e salvação. E que esta verdade da Reforma seja compartilhada e vivida para sempre. Amém.

Pastor Iderval Strelhow.